Curiosidades » Brasil

5 obras sobre o papel feminino durante a ditadura militar brasileira

Torturadas, estupradas e assassinadas, essa foi a dura realidade de muitas mulheres que se opuseram ao regime autoritário no país

Victória Gearini Publicado em 24/01/2020, às 16h40

Atrizes em protesto contra a ditadura militar, durante a famosa passeata dos 100 mil
Atrizes em protesto contra a ditadura militar, durante a famosa passeata dos 100 mil - Domínio Público

1. Mulheres - Ditaduras e Memórias - "Não Imagine Que Precise Ser Triste Para Ser Limitante", de Susel Oliveira da Rosa (2013)

Crédito: Domínio Público 

 

Entre pesquisas e entrevistas, a obra Mulheres, ditaduras e memórias, de Nilce Azevedo Cardoso, Danda Prado e Flávia Schilling, levou cerca de três anos para ser produzida. Por meio de uma linguagem singular, as autoras revelaram suas experiências pessoais durante o período. Nilce era membro da Ação Popular e como represália foi presa e torturada. Danda foi exilada e passou a participar de movimentos feministas. Por fim, Flávia passou oito anos em prisões uruguaias, sendo torturada.

2. Mulheres na luta armada: Protagonismo Feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), de Pedro Ernesto Fagundes (2018) 

Crédito: Domínio Público 

 

O protagonismo feminino durante a ditadura militar foi de extrema importância no combate da luta armada. Muitas das mulheres que enfrentaram o regime romperam vínculos com suas famílias e com a sociedade. A obra Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), de Maria Cláudia Badan Ribeiro mostra como essas militantes conseguiram conquistar seus espaços e impactar no modo de vida de um todo.

3. Anistia: das mobilizações das mulheres na ditadura militar às recentes disputas sobre o passado, de Pedro Ernesto Fagundes (2019) 

Crédito: Domínio Público 

 

A obra Anistia: das mobilizações das mulheres na ditadura militar às recentes disputas sobre o passado, de Pedro Ernesto Fagundes aborda os 40 anos da Lei da Anistia e analisa o contexto autoritário do período ditatorial. Além disso, explica de forma objetiva a importância da participação feminina neste processo.

4. Heroínas desta História: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura, de Carla Borges e Tatiana Merlino (2020) 

Crédito: Elói Corrêa I GOVBA

 

Muitas pessoas foram perseguidas e mortas no período da ditadura, mas nem todos os corpos foram encontrados. Pouco se fala, também, das mulheres que perderam seus familiares e que de certa forma se posicionaram contra o regime autoritário, levando a perseguição, tortura e assassinato de muitas. O livro Heroínas desta História: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura, de Carla Borges e Tatiana Merlino revela os bastidores da luta contra os militares e denuncia as atrocidades deste período.

5. Em Nome dos Pais, de Matheus Leitão (2017)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Matheus Leitão, filho dos jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão passou a infância ouvindo as expressões “perseguição”, “prisão” e “porão”, devido às torturas que seus pais sofreram no período da ditadura militar no Brasil. Para compreender sua história que se moldou junto com a do país, o rapaz passou a investigar sobre este período de opressão. Na obra Em Nome dos Pais, ele denuncia as atrocidades que seus pais sofreram e exalta, ainda, a força e protagonismo de sua mãe, Míriam Leitão.


+Saiba mais sobre o tema, por meio de grandes obras:

1. Mulheres - Ditaduras e Memórias - "Não Imagine Que Precise Ser Triste Para Ser Limitante", de Susel Oliveira da Rosa (2013) - https://amzn.to/2RloAgy

2. Mulheres na luta armada: Protagonismo Feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), de Pedro Ernesto Fagundes (2018) - https://amzn.to/2TOWD2m

3. Anistia: das mobilizações das mulheres na ditadura militar às recentes disputas sobre o passado, de Pedro Ernesto Fagundes (2019) - https://amzn.to/36lBfV5

4. Heroínas desta História: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura, de Carla Borges e Tatiana Merlino (2020) - https://amzn.to/2RHPKxe

5. Em Nome dos Pais, de Matheus Leitão (2017) - https://amzn.to/2GuvrOR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.