Curiosidades » Entretenimento

Conheça 5 obras para conhecer a vida nos antigos manicômios brasileiros

Por décadas, esses locais insólitos foram considerados modelos ideais

Alina Z F Cayres Publicado em 08/10/2019, às 07h00 - Atualizado às 15h52

None
- Wikimedia Commons

Conheças algumas obras para entender a realidade dos pacientes dos insólitos manicômios brasileiros:

1. Diário do Hospício & O Cemitério dos Vivos, Lima Barreto

Duas obras escritas enquanto o autor esteve internado no Hospital Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro, o primeiro manicômio construído no Brasil. Nos relatos de Barreto, o que mais impressiona é a perturbadora lucidez e sensibilidade com que desvela suas impressões sobre a própria loucura e a de seu entorno.

Crédito: Divulgação

 

2. Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex e Eliane Brum

Pacientes foram mantidos em condições desumanas no Hospital Colônia de Barbacena, MG, sem previsão de saída. Em 2016, este livro inspirou o documentário
de mesmo nome (com direção de Daniela Arbex e Armando Mendz). Ambos buscam resgatar a memória de parte dessa história que vitimou 60 mil pessoas.

Crédito: Divulgação

 

3. Hospício é Deus e o Sofredor do Ver, Maura Lopes Cançado

Box reúne as duas únicas publicações da escritora mineira, que enfrentou diversas internações psiquiátricas ao longo da sua vida, desde que fora diagnosticada com esquizofrenia. A primeira, aos 18 anos, foi de forma voluntária. Seus relatos têm um tom denunciativo dessa experiência.

Crédito: Divulgação

 

4. Nise: O Coração da Loucura, Roberto Berliner

Filme biográfico da psiquiatra Nise da Silveira, que, em 1950, adota uma abordagem de cuidado inovadora no setor de terapia ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, RJ. Seu trabalho questionou o paradigma da psiquiatria tradicional por considerar agressivos os tratamentos da época.

Crédito: Divulgação

 

5. A Chave da Nossa Casa, Fundap

Documentário aborda a política de desinstitucionalização para residências terapêuticas, com suporte do SUS, de pacientes provenientes de antigos manicômios e hospitais psiquiátricos. Hoje, são moradores desses estabelecimentos devido às internações que se prolongaram por anos e até décadas.

Crédito: Reprodução / Youtube

Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1. Diário do Hospício & O Cemitério dos Vivos - https://amzn.to/339CgOR

2. Holocausto Brasileiro - https://amzn.to/2omtoXt

3. Hospício é Deus e o Sofredor do Ver - https://amzn.to/35fpxw0

4. Nise: O Coração da Loucura - https://amzn.to/35hha2O

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.