Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Sobrenatural

Cadáveres, perseguições e acidentes: 5 sets de filmagens amaldiçoados

Confira as produções cinematográficas de terror que renderam episódios sobrenaturais na vida real

Victória Gearini Publicado em 20/02/2023, às 14h00 - Atualizado às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Invocação do Mal - Wikimedia Commons
Cena do filme Invocação do Mal - Wikimedia Commons

Alguns dos filmes de terror mais famosos de Hollywood não foram somente assustadores pelas histórias macabras, mas também por terem ocasionado mortes e perseguições reais durante suas produções. Coincidência ou não, há sets de filmagens que, ainda hoje, são considerados assombrados. Confira 5 casos bizarros que ocorreram nesses lugares e obras contando sobre eles disponíveis na Amazon:  

O cadáver do set de filmagem de Horror de Amityville (2005)

Todo mundo já deve ter ouvido falar no crime ocorrido em Amityville. Mas o que poucos sabem são os detalhes insólitos por trás das gravações. Lançado originalmente em 1979, o filme Horror em Amityville fez tanto sucesso que, em 2005, recebeu um remake baseado nas investigações paranormais do casal Warren. No entanto, as gravações foram interrompidas, pois as autoridades encontraram um corpo submerso próximo ao set de filmagem. 

Verdadeira casa que inspirou o filme Horror em Amityville / Crédito: Wikimedia Commons

Na época, o elenco ficou extremamente abalado com o ocorrido, e a partir disso coisas estranhas começaram a acontecer com eles. Segundo o protagonista Ryan Reynolds, ele passou a acordar todas as madrugadas por volta das 3h15, ou seja, no mesmo horário que seu personagem George Lutz era atormentado pelos espíritos. 


As nove mortes insólitas por trás de Exorcista (1973)

Conhecido como o filme mais amaldiçoado de toda a História, estima-se que nove mortes estejam associadas ao Exorcista. Durante as gravações, um incêndio devastou o set, atrasando as filmagens por semanas. No entanto, o curioso fato é que somente o quarto do personagem Regan, o menino possuído, ficou intacto, segundo as autoridades. 

Cena do filme Exorcismo / Crédito: Divulgação

Logo após concluir todas suas cenas, o ator Jack MacGowran morreu devido a uma gripe. O intrigante é que seu personagem foi o primeiro a ser morto no filme pelo demônio. Um mês após o ocorrido, a atriz que interpretava a mãe do personagem Padre Karras também veio a falecer. E não se engane se acha que as mortes pararam por aí: o irmão do ator que interpretou o Padre Merrin e o avô da protagonista, Linda Blair, também morreram misteriosamente na época. 

Por fim, a atriz Ellen Burstyn se machucou durante as gravações, enquanto era supostamente "arremessada" pelo demônio. Burstyn chegou avisar que as cordas a estava machucando, mas o diretor preferiu mantê-las, o que resultou em uma lesão permanente no cóccix da atriz. 


A maldição em torno de A Profecia (1976)

Antes das filmagens de A Profecia (1976) começarem, o ator Gregory Peck perdeu seu filho, que tinha cometido suicídio. Quando foi até Londres gravar no set, o avião de Peck foi atingido por um raio. Posteriormente isso aconteceu com outro produtor, mas em ambos os casos ninguém morreu. 

Cena do filme A Profecia (1976) / Crédito: Divulgação

Durante as gravações, alguns cães adestrados usados no filme perderam o controle misteriosamente, e atacaram seus treinadores. Além disso, o hotel do produtor foi bombardeado pelo grupo terrorista IRA. De última hora, a equipe do filme cancelou uma viagem aérea por motivos técnicos - por sorte, já que o avião que iriam embarcar caiu, matando todos os passageiros.

Como se não bastasse, o coordenador de efeitos especiais John Richardson sofreu um grave acidente carro, logo após criar uma cena em que um personagem morre decapitado por um veículo. No entanto, o especialista sobreviveu, mas sua assistente Liz Moore teve seu corpo partido ao meio, semelhante a cena planejada por Richardson. Por precaução, o produtor Harvey Bernand espalhou crucifixos em todos os sets de filmagem. 


Poltergeist: A franquia da morte 

Muitas pessoas acreditam que a franquia Poltergeist (1980) seria amaldiçoada, pois os produtores teriam usado esqueletos reais durantes as gravações. Dominique Dunne começou sua carreira de atriz estrelando este filme de terror, no entanto, a jovem foi brutalmente assassinada logo após a estreia, por um namorado.

Capa do filme Poltergeist / Crédito: Divulgação

Com medo da famosa Maldição do Poltergeist, o ator Will Sampson, que interpretava um xamã — e que também era um na vida real — realizou uma cerimônia de purificação, mas sem resultado, pois um ano depois morreu por complicações cirúrgicas.

No entanto, o pior episódio aconteceu durante a pós-produção de Poltergeist III, em 1987. A protagonista de apenas 12 anos, Heather O’Rourke teve uma infecção generalizada e faleceu durante as gravações. Na época, a atriz JoBeth Williams chegou a declarar que, depois das filmagens, todos os quadros pendurados na parede do quarto que estava hospedada estavam tortos, mesmo que ela arrumasse antes de sair.


As misteriosas aparições sobrenaturais de Invocação do Mal (2013)

O filme Invocação do Mal (2013) é baseado nas anotações reais do casal Ed e Lorraine Warren e aterroriza diversas pessoas. Durante as gravações, membros da família Perron chegaram a visitar o set, menos a  matriarca Carolyn, pois não concordava com o roteiro. Segundo lendas da produção, a caminho do set a família foi atingida por uma forte ventania, que surgiu do nada, enquanto Carolyn teve um mal súbito sozinha. 

Capa do filme Invocação do Mal / Crédito: Divulgação

Já o hotel em que parte da equipe estava hospedada, foi alvo de um incêndio. Por fim, a atriz Vera Farmiga, que interpreta Lorraine, na época alegou ter visto três marcas de arranhão na tela de seu computador, enquanto decorava seu roteiro. O mais curioso é que Farmiga afirmou, ainda, ter encontrado o mesmo arranhão em sua perna. 


+AH - A história real que inspirou o filme A Órfã


+Saiba mais sobre o tema por meio de obras disponíveis na Amazon: 

Amityville, de Jan Anson (2016) - https:n//amzn.to/3HjbBd

O Exorcista, de William Peter Blatty (2019) - https://amzn.to/2U7W9Eh

50 Films de Terror: Los que no te puedes perder, los que cambiaron el género y los que harán historiao E (Ediçãspanhol), de Roger Hauser (eBook) - https://amzn.to/3E1KPzN

Poltergeist (DVD) - https://amzn.to/3bf8eNL

Invocação do Mal (DVD) - https://amzn.to/2WyLu7g

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du