Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Monarquia

5 episódios curiosos em que a rainha Elizabeth II quebrou o protocolo real

A monarca é conhecida pela quebra de alguns paradigmas que vêm de séculos. Confira alguns

Caio Tortamano Publicado em 26/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II, em aparição pública - Getty Images
Rainha Elizabeth II, em aparição pública - Getty Images

A vida de uma rainha britânica é regrada e controlada, tanto pela mídia como pela própria tradição inglesa. Aparentemente, Elizabeth II é bem mais moderna que suas antecessoras, e quebrou uma série de tradições reais.

1. O abraço em Michelle Obama

A ordem expressa pra todos que vão cumprimentar um membro da família real é a de que devem evitar ao máximo o contato com a realeza. Ao invés de dar a mão, os convidados devem simplesmente se curvar ou abaixar as cabeças. Todo o contato tem que ser feito pela rainha.

Barack, Michelle e Elizabeth (respectivamente) / Crédito: Getty Images

Entretanto, ao conhecer Michelle Obama em 2019, a americana envolveu as costas da rainha numa espécie de abraço. De imediato, a britânica retribuiu a gentileza. Em seu livro de 2018, Minha História, Michelle afirmou que a rainha gostou de quebrar a tradição de séculos.


2. Quando Meghan Markle ficou para o Natal

Em 2017, Markle ainda não era casada com o Príncipe Harry, mas já estava noiva do mesmo, assim, ainda não poderia participar das celebrações da família. A tradição permite somente os membros da família real a participarem, por exemplo, da ceia de natal real. No entanto, mais uma vez Elizabeth não seguiu as tradições e a futura princesa ficou para o natal.

Príncipe Harry e Duquesa Meghan / Crédito: Getty Images

No ano seguinte, em 2018, a rainha convidou outra pessoa que não era da família real, a mãe de Meghan, Doria.


3. Cumprimentos ao chefe

Todo Natal, Elizabeth II convida o chefe real ao salão real para tomar um drinque com toda a família. Entretanto, é sabido que o salão da família é estritamente fora dos limites para pessoas que não são da realeza. mas ela não parece se importar muito com isso.

"Logo antes do buffet de Natal, o chef de plantão entra na sala de jantar e faz os preparativos da costela, do peru ou do presunto e, quando termina, Sua Majestade oferece ao chef um copo de uísque e eles brindam", relatou Darren McGrady, ex-chefe da família em entrevista ao Mirror.


4. Kate Middleton e suas fotos

Kate, esposa do príncipe William, é uma grande fã de fotografia. Em sua primeira viagem com a família real para a casa de férias, a monarca permitiu que a então namorada do príncipe William levasse sua câmera para fotografar o local.

Kate Middleton / Crédito: Getty Images

Middleton se tornou o primeiro membro da família real a tirar fotos oficiais de seus filhos, que ela compartilha uma vez ao ano no aniversário de cada uma das crianças.


5. “Chamem quem vocês quiserem”

De acordo com Marcia Moody, autora de Katy - Uma Biografia, a frase foi dita por Elizabeth para o Príncipe William quando ele recebeu uma lista de pessoas importantes, que têm conexões com a família real, e que seriam convidadas para o casamento. Todavia, a avó se contrapôs ao protocolo e falou que ele deveria começar a lista pelos amigos. 


Saiba mais sobre a monarquia britânica através das obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2Y80QOZ

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012) - https://amzn.to/37YWSg4

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/2qcqSnA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du