Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

5 vezes que Harry Potter já foi censurado

Publicada originalmente em 1997, a obra já despertou a ira de diversas instituições religiosas, entre elas o Vaticano

Victória Gearini Publicado em 11/11/2019, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da trilogia Harry Potter - Divulgação
Cena da trilogia Harry Potter - Divulgação

Ao longo da História, Harry Potter já foi censurado por diversas vezes. A saga que aborda a trajetória de um jovem bruxo, já foi pauta para diversos debates e considerado impróprio.

Confira alguns dos casos em que isto ocorreu.

5. Harry Potter X Escola Católica St. Edward

Em setembro de 2019 a escola católica St. Edward, de Nashville, EUA, proibiu a leitura da série ficcional Harry Potter. De acordo com o diretor e os pais dos alunos, as maldições e feitiços apresentados na obra poderiam ser executados pelas crianças. Após entrar em contato com exorcistas, o Reverendo Dan Reehil recomendou que os livros fossem retirados da biblioteca da instituição.

O Expresso de Hogwarts / Crédito: Wikimedia Commons

4. Harry Potter X Emirados Árabes

Em 2002, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling foi proibido em todas as escolas particulares dos Emirados Árabes. A justiça do país tomou essa decisão por acreditar que a narrativa vá contra os ensinamentos islâmicos. Na época, o governo disse à imprensa que a obra oferece “mundo de poderes sobrenaturais”.

3. Harry Potter X Escola Primária Birkenhead de Auckland

A Escola Primária Birkenhead de Auckland, Nova Zelândia  proibiu em julho de 2005 que as obras de Harry Potter fossem lidas em voz alta pelos professores. A escola recebeu diversas reclamações de pais que afirmaram que os livros teriam conteúdos ocultistas. No fim, a decisão foi revogada, após reclamações.

Castelo de Hogwarts no parqueThe Wizarding World of Harry Potter, nos Estados Unidos / Wikimedia Commons

2. Harry Potter X Sariya Allan

Sariya Allan, um assistente educacional da Escola Primária Durand em Stockwell, Londres, em julho de 2006 se demitiu após ser suspensa por se recusar a ouvir um aluno de sete anos ler um dos livros da série. Ela levou o caso a Justiça do Trabalho, mas perdeu sob a alegação "a sua suspensão foi devido ao seu comportamento obstrutivo que já durava algum tempo".

1. Harry Potter x Vaticano

Em 2005, o sexto volume da série Harry Potter despertou a ira do papa Benedito 16, que considerou que o filme corrompia a alma dos cristãos. Na mesma época, membros da Igreja Católica protestaram contra o bruxo e rendeu para a criação do livro What"s A Christian To Do with Harry Potter? (O Que Tem um Cristão a Ver com Harry Potter?), de Connie Neal. A comunidade católica declarou que se baseia nos mandamentos da Bíblia, por isso condena as práticas do ocultismo.


Saiba mais sobre Harry Potter com os produtos abaixo: 

1. Caixa Harry Potter - Edição Premium, de J.K. Rowling (2017) - https://amzn.to/36Q38pL

2. Harry Potter e a Câmara Secreta - Ilustrado, de J.K. Rowling (2017) - https://amzn.to/36Tbz3N

3. Harry Potter: The Complete Collection (English Edition) - https://amzn.to/2CuPGKa

4. Harry Potter e o cálice de fogo - Ilustrado, de J.K. Rowling (2019) - https://amzn.to/2CAJ4tz

5. Harry Potter E As Reliquias Da Morte P2 [Blu-ray], de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/32ASuQx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.