Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mundo

9 vezes 11 de setembro: os outros eventos históricos que aconteceram no mesmo dia do atentado

O atentado aos Estados Unidos não foi o único episódio que marcou o dia

Adriana Lui e Cláudia de Castro Lima Publicado em 11/09/2020, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torres do WTC queimando no dia dos ataques - Wikimedia Commons
Torres do WTC queimando no dia dos ataques - Wikimedia Commons

O 11 de setembro de 2001 entrou para a História por conta do atentado terrorista contra os Estados Unidos. Dois aviões foram atirados contra as torres do World Trade Center, em Nova York. Numa ação conjunta, outro avião foi jogado contra o Pentágono, em Washington. 

O episódio acabou ofuscando outros que ocorreram na mesma data. Um deles foi o golpe de Estado no Chile, liderado por Augusto Pinochet. Conheça este e outros eventos importantes acontecidos num 11 de setembro.

1. Golpe no Chile

Allende deixando prédio no dia do golpe / Crédito: Getty Images

O governo de Salvador Allende, primeiro presidente socialista chileno eleito por voto popular, em 1970, terminou antes do previsto. Em 11 de setembro de 1973, sob o comando do general Augusto Pinochet, tanques e aviões cercaram o palácio de La Moneda, sede do governo, em Santiago, e abriram fogo para consumar o golpe de Estado apoiado pelo serviço secreto norte-americano.


2. Guerra na Alemanha nazista

Pintura representando Adolf Hitler /Crédito: Getty Images

Uma das primeiras ações das tropas aliadas contra a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu entre 11 e 12 de setembro. Na cidade alemã de Darmstadt, a data é lembrada até hoje com pesar – os aviões da RAF (Real Força Aérea) britânica bombardearam o local em 1944 e deixaram como resultado  mais de 10 mil mortos. Além disso, o ataque aéreo provocou quase a destruição total do centro antigo e transformou mais de 70% das construções da cidade em pó.


3. Independência

William Wallace / Crédito: Wikimedia Commons

Foi em 11 de setembro de 1297 que o herói escocês William Wallace, lutou na Batalha da Ponte Stirling, uma das mais importantes pela independência de seu país. Um ano antes, a Escócia tinha sido anexada pelo rei inglês Eduardo I. Os escoceses se rebelaram contra os dominadores e William Wallace tornou-se um dos líderes deles. A Batalha da Ponte Stirling foi a primeira grande vitória do exército rebelde. Traído por um aliado, Robert the Bruce, Wallace acabou decapitado em 1304. No ano seguinte, Bruce proclamou-se rei da Escócia e declarou a independência de seu país dez anos depois. As duas coroas foram unificadas em 1603.


4. Atentado

Mussolini enquanto estava no poder / Crédito: Wikimedia Commons

O anarquista Gino Lucetti tentou assassinar Benito Mussolini enquanto este passava de carro pelas ruas de Roma, na Itália, em 11 de setembro de 1926. Lucetti atirou uma bomba contra o carro de Mussolini, mas ela acabou ferindo oito pessoas e o ditador saiu ileso. Mussolini sofreu três atentados em 1926, mas sobreviveu a todos. Acabou morto em 28 de abril de 1945, executado pela resistência italiana após a Segunda Guerra.


5. Terremoto na Guatemala 

Crédito: Wikimedia Commons

Estabelecida pelos espanhóis no vale de Almolonga, na América Central, em 1527, a Cidade da Guatemala foi completamente destruída por um terremoto, seguido de uma inundação, em 11 de setembro de 1541. Depois da tragédia, a capital da atual Guatemala foi transferida para o vale Panchoy, perto de Almolonga, e abrigou a realeza da época até ser destruída em 1773 por outro terremoto.


6. EUA perdem batalha 

Pintura de George Washington, 1779 / Crédito: Getty Images

Em 1777, o Exército Continental, liderado por George Washington, levou uma sova dos ingleses de William Howe numa das lutas após a independência. A Batalha de Brandywine foi a mais longa do conflito: durou das 10h da manhã até as 16h30 do dia 11.


7. “Oh! Susanna” 

Crédito: Wikimedia Commons

A música mais famosa do compositor americano Stephen Foster, “Oh! Susanna”, foi apresentada pela primeira vez em público num saloon na Pensilvânia.


8. Carandiru abre as portas 

O Carandiru / Crédito: Wikimedia Commons

A Casa de Detenção do Carandiru foi inaugurada em São Paulo pelo prefeito Jânio Quadros em 11 de setembro de 1956. Projetada para abrigar presos à espera de julgamento, comportava 3.250 pessoas.


9. Morte de Peter Tosh 

Crédito: Wikimedia Commons

Em 11 de setembro de 1987, três homens invadiram a casa do cantor Peter Tosh, difusor do ritmo e da cultura do reggae e ex-parceiro de Bob Marley. Outros dois colegas do artista também foram mortos.


+Saiba mais sobre o WTC através das obras disponíveis na Amazon

One World Trade Center: A Biography of a Building: Biography of the Building, de Judith Dupre (2016) - https://amzn.to/3ccLejC

Onde os homens conquistam a glória, de Jon Krakauer (2011) - https://amzn.to/32tmzCX

Adorável Heroína, de Michael Hingson e Susy Flory (Ebook) - https://amzn.to/3a7Gg5U

Towers Falling, de Jewell Parker Rhodes (2018) - https://amzn.to/3a6skcn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W