Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Albert Einstein abandonou a sua primeira filha

Antes da fama, por medo da família e da sociedade, o físico e a futura esposa abandonaram o bebê

Simone Bitar Publicado em 12/11/2019, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O famoso físico Albert Einstein em uma imagem colorizada - Getty Images
O famoso físico Albert Einstein em uma imagem colorizada - Getty Images

O jovem casal passeava pela romântica região do lago de Como, no norte da Itália, durante as férias. Quando cada um voltou para sua casa, ela descobriu que estava grávida. O rapaz enfrentava dois grandes dilemas. Sua família era contra o namoro. E ele estava prestes a, finalmente, conseguir um bom emprego no escritório de patentes em Berna, Suíça.

Na sociedade da época, ele simplesmente não poderia aparecer ao lado de uma mulher grávida, quanto mais viver com ela. A garota, uma esforçada estudante de física, buscou o socorro com os pais, na Sérvia. O rapaz escondeu o fato da família e conseguiu o emprego. Anos depois, Albert Einstein e Mileva Maric se casaram.

Mas o destino de Lieserl, nascida no começo de 1902, se transformou no maior mistério da biografia do físico. As informações sobre a menina estavam em um pequeno lote de correspondência trocada entre Einstein e Mileva, que permaneceu escondido e só veio a público em 1986, quando John Stachel, do Einstein Papers Project, encontrou 400 cartas familiares em um cofre de banco na Califórnia, entre documentos do filho de Einstein, Hans Albert. A primeira mulher de Hans achou o pacote no apartamento que Mileva manteve em Zurique até morrer, em 1948.

Einstein estava apaixonado pela namorada e falava sobre a criança – uma de suas recomendações era de que ela não mamasse leite de vaca, “pois isso poderá torná-la estúpida”. Na carta em que cita o nascimento, pergunta como era a menina, se era careca e com quem se parecia. “Eu a amo tanto, e nem a conheço ainda.” Nunca chegou a conhecê-la.

Segundo Walter Isaacson, autor de "Einstein, Sua Vida, Seu Universo", só existe uma pista, na correspondência dos dois, sobre o destino de Lieserl. “Há uma indicação cifrada de que a responsável pela custódia tenha sido uma amiga íntima de Mileva, Helene Savic”, registra Isaacson.

Três anos depois, Einstein publicou 4 artigos que revolucionaram a física (o mais célebre deles sobre a Teoria Especial da Relatividade). Ele e Mileva se casaram em 6 de janeiro de 1903 e tiveram mais 2 filhos, Hans Albert e Eduard, até que o casamento acabou, em 1914. Na discussão sobre o divórcio, Einstein prometeu a Mileva que, caso ganhasse o Prêmio Nobel, ela ficaria com o dinheiro.

Como de fato ficou. Mas teve de ser paciente. Einstein só recebeu o prêmio em 1921, por um dos artigos publicados em 1905. Não ganhou por sua Teoria Especial da Relatividade, mas pela lei do efeito fotoelétrico.


Saiba mais sobre a trajetória de Albert Einstein através de importantes obras.

Einstein, Walter Isaacson, 2007 - https://amzn.to/2KgB8lx
Teoria da relatividade: sobre a teoria da relatividade especial e geral: 1186 (Português), Albert Einstein, 2015 - https://amzn.to/2Qb18Ta
Meus últimos anos: Os escritos da maturidade de um dos maiores gênios de todos os tempos (Português), Albert Einstein,  2017 - https://amzn.to/2rDdGbN
Einstein: Para Entender de Uma Vez (Português), Salvador Nogueira, 2017 - https://amzn.to/2KeqCuW
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.