Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Crown

Ligação entre a realeza britânica e os Romanov mostrada em The Crown é verdadeira?

Episódio retratado na nova temporada de The Crown deixou alguns espectadores em dúvida: afinal, a história é fato ou ficção?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 01/04/2020, às 11h00 - Atualizado em 14/11/2022, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família real britânica e os Romanov - Creative Commons
Família real britânica e os Romanov - Creative Commons

Na semana passada estreou na Netflix a nova temporada de The Crown. Retratando a vida da Família Real britânica desde a década de 1940 até os dias mais atuais, o novo ano da produção é mais focado nos acontecimentos dos anos 1990.

Além do divórcio entre a princesa Diana e o príncipe Charles, que atualmente é rei do Reino Unido, e do incêndio no Castelo de Windsor, em 1992, a quinta temporada de The Crown chama a atenção por outro ponto: a possível ligação entre a realeza britânica e os Romanov.

Embora seja baseada na vida real, a trama, muitas vezes, cria histórias para dar continuidade em seu roteiro, o que leva o espectador a ter dúvidas sobre o que é fato e o que é ficção em The Crown.

Entretanto, por mais estranho que possa parecer, a Família Real britânica e os Romanov realmente possuíam ligações e o príncipe Philip foi peça fundamental para essa comprovação. Entenda!

A realeza britânica e os Romanov

Apesar de não parecer, os Romanov e a Família Real britânica possuem mais ligações do que muitos imaginam. Podemos até dizer que as duas famílias reais são parentes distantes. Essa ligação entre os dois grupos resultou em diversas trocas de obras de arte nos anos de 1600.

Parte dessa história foi contada na exposição 'Rússia, Realeza e Romanovs', que aconteceu na Galeria da Rainha no Palácio de Buckingham, entre novembro de 2018 e abril de 2019.

A coleção de quase 300 peças, que apresentava desde ovos Fabergé e joias até pinturas e cartas, explorava as interconexões entre a dinastia Romanov e a Família Real britânica, como o quadro que o imperador russo Nicolau I deu à rainha Vitória.

Foto da exposição 'Russia: Royalyy & The Romanovs' / Crédito: Getty Images

Assim, cada objeto em exposição possuía uma história interessante para ser contada, como o retrato de Pedro, o Grande, que foi dado de presente a Guilherme III durante a secreta viagem do czar em 1698 à Inglaterra.

É a primeira vez que um governante russo sai do solo russo", explicou a co-curadora Caroline de Guitaut. "Ele quer descobrir o resto do mundo, ele quer saber como eles constroem navios, ele quer fazer da Rússia um lugar iluminado”.

De certa forma, Pedro I conseguiu “ocidentalizar” seu país. Com o tempo, a produção cultural das duas monarquias passou a ser semelhante. "Eles estavam usando os mesmos artistas; artistas britânicos indo para a Rússia, artistas russos vindo para cá", explicou Guitaut.

Relação de sangue

 A relação entre os Romanov e a monarquia britânica não parou no tempo e transcendeu gerações. O marido da rainha Elizabeth II, o príncipe Philip, por exemplo, que faleceu em abril de 2021, é parente dos Romanov através de sua mãe e seu pai.

Foto da exposição 'Russia: Royalyy & The Romanovs' / Crédito: Getty Images

Por meio de seu pai, o príncipe Andrew da Grécia e da Dinamarca, Philip é sobrinho-neto de Alexandra Romanov, esposa de Nicolau II e a última czarina da Rússia. Através de sua mãe, a princesa Alice de Battenberg, Philip também é primo da família real russa. Os filhos e netos de Philip, incluindo William e Harry, também estão relacionados com os Romanov.

Inclusive, quando os restos mortais de duas crianças — que se pensava ser Maria e Alexei Romanov — foram encontrados em um campo, em 2007, o DNA de Philip foi usado para identificá-los. Conforme é mostrado na quinta temporada de The Crown.

Outro elo curioso é da rainha Elizabeth II da Inglaterra, que é neta de George V. Já a mãe de George, Alexandra da Dinamarca, era irmã de Maria Feodorovna da Rússia, que era mãe de Nicolau II. Com isso, podemos atestar que George V e Nicolau II eram primos de primeiro grau, o que confirma ainda mais a ligação parental que as famílias tinham.