Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Terror nos EUA: A enigmática morte de mais de 6 mil ovelhas em Skull Valley

No final da década de 60, milhares de animais morreram misteriosamente; o caso envolve teorias da conspiração e a participação do exército americano

Redação Publicado em 05/02/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de uma ovelha - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de uma ovelha - Divulgação/Pixabay

Já passava de meia-noite do dia 17 de março de 1968 quando Keith Smart, diretor de epidemiologia e ecologia do Campo de Testes de Dugway, foi acordado pelo som do telefone tocando. Do outro lado da linha estava Dr. Bode, professor da Universidade de Utah. Ele contava que mais de 3 mil ovelhas haviam morrido misteriosamente, em fazendas localizadas em Skull Valley, a cerca de 43 quilômetros da base.

Mais tarde, o número foi atualizado. Eram mais de 6 mil. As que viviam, agonizantes, tiveram que ser sacrificadas por veterinários chamados ao local. Aves e coelhos selvagens sofreram o mesmo destino. 

Como na Primeira Guerra

Graças a documentos revelados, a teoria mais aceita hoje é que a liberação do composto VX, utilizado como arma química, foi responsável pelas mortes dos animais. É considerado a arma química mais poderosa: um neurotóxico de efeito rápido e alta letalidade, que consegue permanecer no ambiente por longos períodos. O Exército dos Estados Unidos logo foi visto como o maior suspeito.

No entanto, as forças armadas negaram ter qualquer ligação com o caso. Depois, foram encontrados documentos que provavam que, em 13 de março de 1968, os militares haviam feitos três testes separados envolvendo armas químicas. No último deles, um avião lançou um agente químico no deserto de Utah, a cerca de 40 quilômetros de distância de Skull Valley. 

O agente VX foi encontrado em amostras de neve e grama do local. Ele teria sido levado até as fazendas pelos fortes ventos da região. As ovelhas que estavam mais perto do local de teste foram afetadas primeiro e com mais gravidade.

Acobertamento

O Exército, então, afirmou que as provas eram circunstanciais, e que outros fatores, como pesticidas usados pelos próprios fazendeiros, podem ter provocado as mortes das ovelhas.

Desde a fundação da campo de testes, em 1941, a maioria das atividades que acontecem por lá são mantidas em segredo. O misterioso lugar, que abrange uma área de mais de 3 mil quilômetros quadrados, é uma mistura de laboratórios, áreas de testes e fortes militares. Ele foi construído para ser um local seguro e remoto para abrigar testes controlados de armas químicas e biológicas. Também testa bombas aéreas e trajes de proteção.

É provável que seres humanos não tenham sido afetados pela exposição ao agente químico. Exames feitos em moradores de Skull Valley mostraram que não havia nada de errado com eles. Mas a família Peck, que morava perto da área atingida, alegou sofrer de dores de cabeça, crises de paranoia e, ao longo dos anos, abortos espontâneos.

O Exército pagou 1 milhão de dólares de indenização para os fazendeiros, mas não assumiu a culpa pelas mortes das ovelhas. A Dugway Proving Ground foi envolvida em um intenso debate sobre o papel do governo dos Estados Unidos no desenvolvimento de armas químicas e biológicas.

A base militar está em ação até hoje. Segundo Kenneth King, em Germs Gone Wild, um agente aposentado que trabalhou em Dugway em 1968 admitiu que os testes feitos com VX foram responsáveis pelas mortes dos animais: "Nós os matamos, e nós sabemos disso".


+Saiba mais sobre os Estados Unidos por meio das obras disponíveis na Amazon

 Uma breve história dos Estados Unidos, James West Davidson (2016) - https://amzn.to/2SWvTeX

A história não contada dos EUA, Peter Kuznick (2015) - https://amzn.to/343GMSx

Estados Unidos: A formação da nação, Leandro Karnal (2001) - https://amzn.to/31deBhU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du