Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Literatura

Afinal, Capitu traiu Bentinho?

Pairando na literatura brasileira, essa dúvida tem longa data

Joseane Pereira Publicado em 21/02/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Letícia Persiles como Capitu na minissérie de mesmo nome, lançada em 2008 - Reprodução
Letícia Persiles como Capitu na minissérie de mesmo nome, lançada em 2008 - Reprodução

Mesmo quem nunca leu Dom Casmurro conhece um pouco da obra. Publicado em 1900, o livro é uma autorreflexão do personagem Bentinho sobre sua própria vida: a juventude no seminário, onde conheceu seu melhor amigo Escobar. Capitu, seu amor de infância do qual precisou se separar por um tempo. E o suposto final feliz, onde ele se casa e tem um filho com Capitu, vivendo em harmonia com seu melhor amigo e Sancha, a mulher dele.

Entretanto, algo dá errado: cada vez mais enciumado, Bentinho passa a duvidar da fidelidade de sua esposa, pensando que ela o havia traído com Escobar. Conforme seu filho crescia, era evidente o rosto de seu amigo refletido nele. Desta forma nos infiltramos na mente de Bento, que agora virou o solitário Dom Casmurro, remoendo suas dúvidas sobre o passado.

Afinal, Capitu realmente o traiu?

A melhor resposta é talvez. Quando entendida de forma simples, a história realmente parece relatar as amarguras de um homem traído - e foi interpretada desta forma durante muito tempo.

Cena da minissérie Capitu, de Luiz Fernando Carvalho /
Crédito: Divulgação

Entretanto, por mostrar o ponto de vista de apenas um personagem, o livro não trás a resposta sobre o que realmente ocorreu: “Não é possível afirmar, por meio da investigação das marcas textuais no romance, que Capitu tenha ou não traído Bentinho”, afirma Andrea de Barros, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp.

E era esse o objetivo de Machado de Assis: deixar a dúvida no ar. Seria tudo uma criação fantástica de Bento? Em que medida a mente dele se aproxima da nossa, criando narrativas nem sempre verdadeiras sobre a realidade? Através da admirável garota com olhos de ressaca, Machado nos desafia a uma autoanálise, identificando se nossas crenças e convicções condizem com o mundo real ou se somos apenas um bando de loucos.

Tais reflexões transformaram Dom Casmurro em uma relíquia da literatura brasileira e universal, que continua a fascinar e deixar em dúvida gerações de leitores.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

Memórias Póstumas De Brás Cubas – Edição Exclusiva Amazon, de Machado de Assis (2019) - https://amzn.to/2RAiUzF

Bons Dias!, de Machado de Assis (2008) - https://amzn.to/2uJ1x6t

Relíquias de Casa Velha, de Machado de Assis (2014) - https://amzn.to/38NrtwQ

Memorial De Aires, de Machado de Assis (2000) - https://amzn.to/2t40Nsf

Quincas Borba, de Machado de Assis (2015) - https://amzn.to/2vpv85j

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.