Curiosidades » Império Romano

Anos bissextos: Por que existem e para que servem?

Eles estão entre nós e as vezes nem nos damos conta. Mas afinal, qual a razão de existirem anos com 366 dias?

Caio Tortamano Publicado em 29/02/2020, às 08h00

O dia 29 de Fevereiro existe somente em anos bissextos
O dia 29 de Fevereiro existe somente em anos bissextos - Getty Images

Anos bissextos são todos aqueles em que consta no calendário o dia 29 de fevereiro, isso acontece em todos aqueles que possam ser divisíveis por quatro, mas não por 100. Por exemplo, 2100 ou 2200.

Porém, se o número também for divisível por 400 além de 100, ele será um ano bissexto. Isso aconteceu porque o Planeta Terra não demora exatos 365 dias para dar a volta completa ao Sol. Mais exatamente, ele demora 365,2422 dias. Com isso, os astrônomos decidiram que a cada quatro anos deveria ser acrescentado o dia 29 de fevereiro.

A norma foi estabelecida ao fim do século 16, pelo papa Gregório XIII, mas a primeira vez que a contagem do tempo foi reformada foi por obra de Júlio César, em 46 a.C.. O calendário que homenageava o imperador romano (calendário juliano) tinha como o último mês fevereiro.

Porém, ao invés desse dia a mais ser adicionado ao fim do mês, como ocorre normalmente hoje em dia, o sexto dia antes de março era contado duas vezes. Por isso chamamos esse ano de bissexto.

Outra mudança interessante é a de que havia uma outra regra na época, de que todos os anos — sem exceção — múltiplos de três teriam um dia a mais. Há quem diga que bissexto decorre do numero de dias do ano (366), mas a explicação correta historicamente é a que foi apresentada acima.


+ Saiba mais sobre Júlio César por meio das obras a seguir:

A Vida dos Doze Cesares, Suetônio (1998) - https://amzn.to/2K35yaL

Alexandre e César, Plutarco (2016) - https://amzn.to/2pSGsog

Júlio César, William Shakespeare (2018) - https://amzn.to/39Sn4tP

A morte de César: Roma Antiga e o Assassinato Mais Famoso da História, Barry Strauss (2017) - https://amzn.to/30aBLUy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.