Curiosidades » Personagem

Dom Pedro II: o imperador turista

Visitando pontos turísticos, o imperador passou pela Europa, Oriente Médio e América

Redação Publicado em 12/11/2019, às 08h00

Dom Pedro II conhecendo as grandes pirâmides egípcias
Dom Pedro II conhecendo as grandes pirâmides egípcias - Domínio Público

Dom Pedro II era um homem do mundo. Falante de 13 línguas, entre 1871 e 1888 ele passaria três anos e sete meses fora do Brasil, viajando pela Europa, Oriente Médio e América. Numa dessas viagens, em 1876, famosamente ajudou Alexander Graham Bell a divulgar seu invento: o telefone.

A oposição não gostava muito – a imagem acima é de sua primeira viagem, em 1871, e renderia uma caricatura dele como uma esfinge, publicada pelo republicano Angelo Agostini.

Na foto, Dom Pedro aparece em trajes civis, quem sabe incógnito, cercado pela comitiva egípcia e, sentado ao lado da esposa, a imperatriz Teresa Cristina. A pirâmide de Gizé e a esfinge ainda aparecem semienterradas na areia. O processo de escavação, começado no início daquele século, se estenderia até o seguinte.

O imperador colecionaria um acervo de mais de 21 mil fotografias, dele próprio e dos locais que visitou. Algumas delas usaram a técnica de estereoscopia, que produz imagens tridimensionais.


Saiba mais sobre D. Pedro II através das obras abaixo:

As barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwarcz

Link - https://amzn.to/36MbHC4

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti

Link - https://amzn.to/2CoTTie

Imperador cidadão: e a Construção do Brasil, de Roderick J. Barman

Link - https://amzn.to/33vl4UK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.