Curiosidades » Curiosidades

Baba Vanga: a clarividente cega que previu o desastre de Chernobyl e a morte de Stalin

A vidente deixou premonições até o ano de 5079, mas hoje em dia é difícil dizer o que foi realmente narrado por ela e o que é invenção da Internet

Isabela Barreiros Publicado em 17/09/2019, às 13h19

None
- Reprodução

Nascida em Strumica, na atual Macedônia, em janeiro de 1911, Vangelia Pandeva Dimitrova, conhecida como Baba Vanga, previu inúmeros acontecimentos históricos ao longo do século 20. Ela antecipou Chernobyl, a morte de Stalin e outros momentos que qualquer um diria improváveis. Vanga dizia que escutava vozes de seres invisíveis que diriam a ela tudo que quisesse saber.

Cresceu em uma família pobre. Sua cegueira vem de um acidente decorrente de uma tempestade, que a lançou em um areal do qual ela só foi encontrada dias depois. Foi uma criança normal, mas já demonstrava traços de profetisa — ela gostava de adivinhar.

Em seu auge, chegou a atender 50 pessoas por dia. Também foi a primeira vidente do mundo a ser contratada pelo governo. Como funcionária pública, o dinheiro das consultas iria para a receita do Estado, e ela recebia um salário fixo. Essa situação gerou dúvidas nas pessoas, no entanto. Dizia-se que o governo dava informações confidenciais para a mulher repassar aos clientes.

A vidente Baba Vanga / Crédito: Reprodução

 

Como esperado, Vanga previu a data de sua morte. Ela morreu em 1996, mas deixou premonições até o ano de 5079. Mas é difícil dizer quais das teorias atribuídas a ela realmente foram ditas pela clarividente.

Além disso, ela também deixou uma esperança para quem acredita em seu esoterismo. Segundo Vanga, uma garota francesa de 10 anos seria a sucessora de todo o seu poder. “Em breve, todos ouvirão falar dela”, disse.

O que ela acertou

Baba Vanga fez previsões corretas várias vezes. Algumas são até assustadoramente fundamentadas.

Ela acertou o ano da morte de Stalin, sendo até presa por ter tido tal coisa e solta após o fato. Disse que os conflitos levariam a uma mudança radical na região, e assim caiu a União Soviética. Segundo ela, duas potências irmãs asiáticas entrariam em conflito no século 21. Em 2010, a Coreia do Norte atacou a Coreia do Sul.

Os ataques de 11 de setembro de 2001, a eleição de um presidente negro nos Estados Unidos e o desastre de Chernobyl também foram outros eventos antecipados pela vidente.