Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Segunda Guerra

A história nada romântica por trás do beijo no fim da Segunda Guerra

Reproduzida como símbolo de amor e esperança, a verdadeira narrativa da cena é, no mínimo, decepcionante

Simone Bitar Publicado em 22/02/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O famoso beijo do fim da Segunda Guerra - Wikimedia Commons
O famoso beijo do fim da Segunda Guerra - Wikimedia Commons

Era 14 de agosto nos Estados Unidos quando multidões foram às ruas – bem mais efusivamente do que em maio, no caso dos Estados Unidos, assim como na China, Coreia e Austrália, inimigos mais afetados pelo Japão. Nesse dia, a célebre foto reproduzida acima foi tirada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt na Times Square, em Nova York.

É certo que isso vai estragar muito de seu encanto, mas a história real da fotografia não é exatamente romântica.

O fervor na Times Square

Indo imediatamente para as ruas, Alfred Eisenstaedt começou a fotografar a felicidade das pessoas com o fim da guerra. Foi então que ele avistou o marinheiro George Mendonça, que comemorava com Rita, sua namorada e futura esposa. Acontece que George estava completamente bêbado, agarrando e beijando todas as mulheres que via: não importava se eram avós, robustas, magras ou desconhecidas.

"Nenhuma das fotos possíveis me agradou. Então, de repente, vi algo branco sendo agarrado. Eu me virei e cliquei no momento em que o marinheiro beijou a enfermeira", afirmou Eisenstaedt, fotógrafo responsável pela fotografia, em entrevista posterior.

O beijo que ficou eternizado com o fim da Segunda Guerra / Crédito: Wikimedia Commons

Portanto, ao invés de retratar um casal apaixonado, a cena reproduz um dos muitos beijos roubados que homens deram em enfermeiras naquele dia. O fotógrafo registrou o momento exato em que George pulou sobre a enfermeira Greta Friedman para beijá-la.

“De repente, eu fui agarrada pelo marinheiro. Não era exatamente um beijo”, afirmou Greta em 2005, numa entrevista para o Veterans History Project. “Senti que ele era muito forte, e estava me segurando firme. Não tenho certeza sobre o beijo... era só alguém celebrando. Não era um evento romântico.”

Em uma das quatro fotos tiradas por Eisenstaedt, é possível ver Rita Mendonça sorrindo ao fundo. Despreocupada, ela parecia não se importar muito com a loucura do namorado, se atentando mais em celebrar o fim da Guerra.

Segundo a filha dos Mendonsa, Sharon Molleur, o marinheiro morreu no dia 17 de fevereiro de 2019, após uma queda em uma casa de repouso em Rhode Island, EUA. Ele tinha 95 anos. Já Greta faleceu em 2016, aos 92 anos de idade.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra através das obras abaixo

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2RdWQeu

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Lgur3l

Guerra: O horror da guerra e seu legado para a humanidade, de Ian Morris (2015) - https://amzn.to/37RGL3M

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial (2017) - https://amzn.to/2LgFw4z

O Essencial da Segunda Guerra Mundial (2014) - https://amzn.to/37VuICC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.