Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Da ascensão ao fracasso: biografia revela vida íntima de Stálin

Vencedora do PROSE Awards de Melhor Biografia, obra de Oleg Khlevniuk reúne documentos secretos do ex-líder soviético

Victória Gearini Publicado em 14/02/2020, às 20h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Josef Stalin - Getty Images
Retrato de Josef Stalin - Getty Images

O revolucionário comunista, Josef Stálin governou a União Soviética entre 1920 a 1953. Influenciado pelas ideologias de Vladimir Lenin e Karl Marx, o soviético é considerado um dos personagens mais emblemáticos da História.

Conhecido como um dos maiores ditadores do mundo, Stálin implantou o regime stalinista na União Soviética ao mesmo que tempo que tentava manter sua vida pessoal longe dos holofotes, como aborda a obra Stálin: Nova Biografia de um Ditador, escrita pelo pesquisador do Arquivo no Estado da Federação Russa, Oleg Khlevniuk.

Lançada pela Editora Amarilys, em 2017, esta biografia reúne — em 576 páginas — fatos inéditos da trajetória, ascensão e fracasso do stalinismo. Com acesso ao arquivo russo, Oleg Khlevniuk investigou documentos secretos a respeito do ex-líder soviético e reuniu cartas inéditas, relatórios e diários que, de acordo com o autor, revelam que a queda da União Soviética e da ideologia stalinista decaíram após sua morte. 

Josef Stálin / Crédito: Wikimedia Commons

Segundo Simon Sebag Montefiore, autor das obras Stálin: a corte do czar vermelho e de Os Románav, Oleg Khlevniuk é um dos maiores especialistas no assunto. “Ápice de suas obras reveladoras — extensamente pesquisadas em arquivos — , as primeiras a compreender Stálin como político, este livro revela o ditador como um marxista fanático e um estadista russo e complexidade excepcional, porém imperfeita, formada acima de tudo por sua vida política e as particularidades do poder soviético”.

De forma imparcial, o autor traça um perfil da vida íntima e pública do biografado. Este relato histórico contém, ainda, informações sobre a infância e adolescente de Stálin até sua morte, em 1953. “Um controle rígido sobre a alquimia da ‘staliana’ oficial criou imagens falsas e duplamente majestosas de Stálin e suas realizações. Essas imagens perduram mais do que o próprio homem, e têm uma atração mesmo na Rússia contemporânea”, escreveu Oleg Khlevniuk.

Vencedor do PROSE Awards de Melhor Biografia, o livro é reconhecido mundialmente como uma das mais completas biografias sobre o ex-líder comunista. Para o crítico da revista Russian Life, Paul E. Richardson, todas as pessoas deveriam ler esta obra para compreender os efeitos da União Soviética, que perduram até os dias atuais.

Para Paul Gregory, professor da Hoover Institution, Oleg Khlevniuk foi corajoso ao revelar os documentos secretos que envolvem Stálin e ressalta a importância de desvendar certos mitos que envolvem este personagem. “Oleg Khlevniuk faz a síntese de uma vida inteira de pesquisa a fim de produzir uma grande referência sobre a vida e o tempo de Stálin”.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Stalin:

Stálin: Nova biografia de um ditador, de Oleg V. Khlevniuk (2017) - https://amzn.to/2BG8LbF

O último império: Os últimos dias da União Soviética, de Serhii Plokhy (e-book) - https://amzn.to/2pRjTjz

História da União Soviética, de Peter Kenez (2007) - https://amzn.to/2N6dpoE

Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, de Will Fowler (2015) - https://amzn.to/2pVvlud

Stálin: Paradoxos do poder 1878-1928, de Stephen Kotkin (e-book)  - https://amzn.to/2NbLcNw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.