Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Paixões políticas, amorosa e artísticas: biografia revela vida íntima de Jorge Amado

Obra da historiadora Joselia Aguiar explica importância do romancista para o cenário sociopolítico do século 20

Victória Gearini Publicado em 04/03/2020, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jorge Amado (1912-2001) - Divulgação / Todavia
Jorge Amado (1912-2001) - Divulgação / Todavia

Considerado um dos maiores escritores da Literatura brasileira, Jorge Amado (1912-2001) foi o responsável por elaborar um dos maiores clássicos nacionais: Capitães da Areia. Suas obras foram lidas em cinco continentes diferentes e, em todos os locais, elas foram aclamadas pela crítica. 

Lançada em 2018, Jorge Amado: uma biografia, da historiadora e jornalista Joselia Aguiar, apresenta a trajetória completa do renomado escritor e explica, ainda, como ele foi capaz de fazer americanos e soviéticos concordarem sobre a importância de suas obras durante a Guerra Fria. 

Amigo de grandes personalidades como Dorival Cayummi, Glauber Rocha, Pablo Neruda e Jean-Paul Satre, se tornou o primeiro e maior escritor de sucesso mundial. Por meio de suas obras, é possível compreender o cenário sociopolítico do século 20.

Crédito: Todavia

“Jorge Amado resumiu, como ninguém, todos os paradoxos e contradições do Brasil. É uma figura de tamanho continental que ressurge, com toda a sua complexidade, das páginas desta excelente biografia”, disse o historiador estadunidense Benjamin Moser.

Joselia Aguiar revela, ainda, os dramas políticos e amorosos em que Jorge Amado esteve inserido. Por meio de documentos exclusivos cedidos pela sua família e cartas enviadas a amigos e entes queridos, a autora traça um perfil detalhado do escritor, de modo que prenda a atenção do leitor nesta emocionante história de vida.

Jorge Amado / Crédito: Wikimedia Commons

“Nessa excelente biografia, Jorge Amado aparece por inteiro: os amores, as amizades, a trajetória literária, e o empenho político em períodos obscuros do século passado. É uma viagem à vida e à obra do romancista brasileiro mais lido no mundo”, afirmou o escritor Milton Hatoum. 


+Saiba mais sobre o escritor Jorge Amado e sobra suas obras:

Jorge Amado: uma biografia, de Joselia Aguiar (2018) - https://amzn.to/2VFNJFz

A morte e a morte de Quincas Berro D'água, de Jorge Amado (2008) - https://amzn.to/2IgkjWD

Capitães da areia, de Jorge Amado (2008) - https://amzn.to/2Ipn1ZH

Mar morto, de Jorge Amado (2008) - https://amzn.to/2TnU6f0

Gabriela, Cravo e Canela 9, Jorge Amado (2012) - https://amzn.to/2Tlqwa4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.