Curiosidades » Brasil

Carnaval: 10 obras sobre a festa mais popular do Brasil

Considerada uma das maiores manifestações culturais, esta celebração brasileira atrai foliões do mundo inteiro

Victória Gearini Publicado em 13/02/2020, às 19h10

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay

1. Escolas de samba do Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral (2016)

Crédito: Lazuli 

 

A obra de Sérgio Cabral, Escolas de Samba do Rio de Janeiro, apresenta a origem e evolução histórica das escolas de samba cariocas. O autor retrata, ainda, a importância dos primeiros sambistas, que enfrentaram o preconceito e, até mesmo, perseguições políticas.

2. Desde que o samba é samba, de Paulo Lins (2012) 

Crédito: Planeta

 

A obra Desde que o Samba é Samba, de Paulo Lins, retrata o desenvolvimento da cultura brasileira por meio do samba, originário da Umbanda. Desta forma, o autor reconstrói a história dos precursores dos primeiros blocos carnavalescos, além de apresentar o contexto histórico da época.

3. Almanaque do carnaval: A história do carnaval, o que ouvir, o que ler, onde curtir, de por André Diniz (2008) 

Crédito: Zahar

 

O Almanaque do Carnaval, do historiador André Diniz, aborda a origem desta festa e analisa o contexto atual em que a celebração está inserida. Além disso, apresenta os principais gêneros musicais que compõem o repertório carnavalesco e revela, ainda, imagens inéditas da data.

4. O país do carnaval, de Jorge Amado (2011) 

Crédito: Companhia das Letras

 

Considerado um clássico da Literatura brasileira, o romance de Jorge Amado conta a história de Paulo Rigger, um jovem filho de fazendeiro que retorna ao Brasil após morar por sete anos em Paris. A obra retrata a angustia do personagem principal, que se sente deslocado ao voltar para seu país natal, diante da Revolução de 30.

5. Carnaval e cultura: Poética e técnica no fazer escola de samba, de Milton Cunha (Autor) (2014)

Crédito:  Senac São Paulo

 

Carnaval e Cultura: Poética e técnica no fazer escola e samba, de Milton Cunha, revela os bastidores dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. O carnavalesco mostra, ainda, 500 imagens dos dez meses de ensaios, barracões e momentos dos desfiles, com o intuito de mostrar a parte técnica elaborada pelas escolas.

6. O Carnaval das Letras: Literatura e Folia no Rio de Janeiro do Século XIX, de Leonardo Affonso de Miranda Pereira (2003) 

Crédito: Editora da Unicamp

 

O Carnaval das Letras: Literatura e Folia no Rio de Janeiro do Século XIX, de Leonardo Affonso de Miranda Pereira, busca compreender o processo e impacto social do Carnaval por meio de escritos de grandes literatos, como Machado de Assis, Raul Pompéia e Coelho Netto. Com narrações históricas e literárias, a obra explica, ainda, como esta festa popular tornou-se um meio de comunicação entre os escritores e o povo.

7. Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro, de Roberto DaMatta (1998)

Crédito: Rocco

 

O livro Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro, explica como o Carnaval é um dos fatores que torna a sociedade brasileira bem única e diferente das outras. Segundo o escritor Roberto DaMatta, esta grande festa popular é um reflexo social dos valores, problemas e dilemas básicos que moldaram a construção do país.

8. Carnaval, de Manuel Bandeira (2012) 

Crédito: Global Editora

 

Lançado originalmente em 1919, o livro Carnaval, de Manuel Bandeira, retrata as lutas modernistas do início do século 20. Além disso, por meio de uma linguagem polêmica e desafiadora, o renomado escritor denuncia a sociedade da época com o seu poema Os sapos, tornando-se um símbolo de rebeldia da Semana de 22.

9. Os Carnavais Cariocas e sua Trajetória de Internacionalização (1946-1963), de Danilo Alves Bezerra (2017)

Crédito: Paco e Littera 

 

Considerada uma das maiores festas de resistência no Brasil, o Carnaval tem raízes em religiões de matrizes africanas. A obra Os Carnavais Cariocas e sua Trajetória de Internacionalização (1946-1963), de Danilo Alves Bezerra, apresenta o contexto histórico e atual desta comemoração. Além disso, mostra elementos importantes que compõe esta festa cultural.

10. Além Do Carnaval: A Homossexualidade Masculina Do Brasil Do Século XX, de por James N. Green (2019)

Crédito: UNESP

 

Além Do Carnaval: A Homossexualidade Masculina Do Brasil Do Século XX, de James Green, questiona a visão contraditória e estereotipada que a sociedade possui, uma vez que se apropria de expressões e manifestações artísticas da sociedade LGBTQI+ mas, ao mesmo tempo, é homofóbica no cotidiano, incluindo no Carnaval.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

1. Escolas de samba do Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral (2016) - https://amzn.to/2OOFTVM

2. Desde que o samba é samba, de Paulo Lins (2012) - https://amzn.to/3bAD3NK

3. Almanaque do carnaval: A história do carnaval, o que ouvir, o que ler, onde curtir, de por André Diniz (2008) - https://amzn.to/2SlWxON

4. O país do carnaval, de Jorge Amado (2011) - https://amzn.to/2HkXtfP

5. Carnaval e cultura: Poética e técnica no fazer escola de samba, de Milton Cunha (Autor) (2014) - https://amzn.to/37mMRYk

6. O Carnaval das Letras: Literatura e Folia no Rio de Janeiro do Século XIX, de Leonardo Affonso de Miranda Pereira (2003) - https://amzn.to/2HjKYRK

7. Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro, de Roberto DaMatta (1998) - https://amzn.to/39y3G4q

8. Carnaval, de Manuel Bandeira (2012) - https://amzn.to/2uJNcav

9. Os Carnavais Cariocas e sua Trajetória de Internacionalização (1946-1963), de Danilo Alves Bezerra (2017) - https://amzn.to/39vZD8E

10. Além Do Carnaval: A Homossexualidade Masculina Do Brasil Do Século XX, de por James N. Green (2019) - https://amzn.to/31SZ2eG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.