Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Charles Darwin de Havaianas: Um dos maiores gênios da História vivenciou o carnaval do Brasil

"Difícil manter nossa dignidade", resmungou o cientista em seu relato sobre a viagem em solo nacional

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/10/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O gênio Charles Darwin - Getty Images
O gênio Charles Darwin - Getty Images

Em 1831, Charles Darwin, até então apenas um estudante da Universidade de Cambridge, com 22 anos na época, foi convidado a participar de uma grande expedição. À bordo do HSM Beagle, Darwin passou cinco anos percorrendo vários continentes, sendo a América do Sul o primeiro entre eles.

Foi em solo brasileiro que ele se deparou pela primeira com uma vasta diversidade florestal e também se impressionou com a brutalidade da escravidão. Daqui, ele voltou com dezenas de espécimes vivos, além de ilustrações e fósseis. Esse último item, deu a ele uma das primeiras pistas sobre a evolução dos seres vivos — ideia que ele perpetuaria décadas depois com a publicação de A origem das Espécies.

Porém, um fato que ficou pouco conhecido sobre a passam do naturalista por solo tupiniquim foi a presença de Darwin no carnaval de Salvador. Na Bahia, ele teve uma estadia relativamente rápida: de apenas 18 dias. Mas esse período foi o suficiente para marcá-lo:

“Hoje é o primeiro dia de Carnaval, mas Wickham, Sullivan e eu não nos intimidamos e estávamos determinados a encarar seus perigos. Esses perigos consistem principalmente em sermos, impiedosamente, fuzilados com bolas de cera cheias de água e molhados com esguichos de lata”, relata o próprio Darwin no livroCharles Darwin’s Beagle Diary.

A passagem pela capital foi relata em cerca de dez páginas em seu diário de bordo. "Difícil manter nossa dignidade", resmungou.


+Saiba mais sobre o tema através dos livros disponíveis na Amazon

A origem das espécies, de Charles Darwin (2018) - https://amzn.to/3bK3BMG

O diário do Beagle, de Charles Darwin (2006) - https://amzn.to/2ULolxr

A expressão das emoções no homem e nos animais, Charles Darwin (2009) - https://amzn.to/37yz96m

The Autobiography of Charles Darwin (2009) - https://amzn.to/2HhJWWv

Viagem de um naturalista ao redor do mundo, de Charles Darwin (2008) - https://amzn.to/2HFbHby

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du