Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

De 1822 a 1889: cinco livros para entender o Brasil Império

Confira obras que o introduzirão a um dos períodos mais importantes da História do Brasil

Joseane Pereira Publicado em 27/12/2019, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração - Getty Images
Ilustração - Getty Images

1. História do Brasil Império, de Miriam Dolhnikoff (2017)  

Crédito: Wikimedia Commons

Neste livro, a professora da Universidade de São Paulo, Miriam Dolhnikoff, argumenta que os projetos e jogos de interesse ocorridos no período Imperial contribuíram para a formação de nossa identidade atual, e para a paulatina transformação da América Portuguesa em nação.

2. A construção nacional: 1830-1889, de Vários Autores (2019)

Crédito: Wikimedia Commons

Indo da abdicação de d. Pedro I (1831) até a deposição de d. Pedro II (1889), essa obra analisa fatos históricos como a Guerra do Paraguai, ameaças à unidade nacional e a manutenção da ordem escravocrata. Coordenado pelo historiador José Murilo de Carvalho, este é o segundo volume da coleção História do Brasil Nação.

3. A política da escravidão no Império do Brasil, de Tamis Parron (2011)

Crédito: Wikimedia Commons

Nesta obra, o pesquisador Tâmis Parron exibe as contradições da política escravocrata exercida no Brasil do século 19. "Durante o período, toda defesa da escravidão e do tráfico negreiro se escorou no liberalismo, e essa triste, embora eficaz, fusão ajuda a esclarecer o fenômeno da dupla expansão da liberdade e do cativeiro", afirma o autor.

4. Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999)

Crédito: Wikimedia Commons

Nesta obra, Hebe Maria Mattos procura explicar a influência que a Constituição de 1824 (que fornece direitos e deveres ao cidadão brasileiro) teve sobre a imensa população livre afro-descendente no Brasil. Pois, apesar de ter se tornado um país regido pela constituinte, o Brasil continuava fortemente escravocrata.

5. História da Vida Privada no Brasil - Vol.2, de Vários autores (2019)

Crédito: Wikimedia Commons

Segundo dos quatro volumes sobre História Privada do Brasil, que procuram descrever e analisar os costumes dos brasileiros ao longo de quase cinco séculos. Aqui, o enfoque se dá no Rio de Janeiro do século 19, abordando os modos de vida dos migrantes europeus, aspectos culturais dos escravizados e angústias familiares dos senhores de engenho.


+Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1. História do Brasil Império, de Miriam Dolhnikoff (2017) - https://amzn.to/2t0QmFI

2. A construção nacional: 1830-1889, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/351BjbY

3. A política da escravidão no Império do Brasil, de Tamis Parron (2011) - https://amzn.to/2EWTIfC

4. Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999) - https://amzn.to/2t6qAj6

5. História da Vida Privada no Brasil - Vol.2, de Vários autores (2019) - https://amzn.to/35ZWEE6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.