Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Europa

5 mentiras sobre os vikings que Hollywood precisa parar de reproduzir

De capacetes com chifres a falta de higiene: muito do que você já escutou sobre os guerreiros bárbaros é pura farsa

Joseane Pereira Publicado em 24/01/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa - Getty Images

Ao pensar nos vikings, geralmente imaginamos homens louros e barbudos, com chifres nos chapéus e armas letais. Mas historiadores afirmam que essa imagem não é totalmente correta.

Confira abaixo cinco mitos sobre os Vikings.

1. Os vikings chamavam-se por esse nome

Crédito: Wikimedia Commons

Hoje em dia, a palavra Viking é usada por estudiosos como referência aos escandinavos que saquearam e colonizaram parte da Europa entre os séculos 8 e 11. No entanto, quando vivos, eles sequer se consideravam um povo unificado. Ninguém sabe ao certo quando o termo Viking passou a identificar os vários grupos nórdicos liderados por chefes da Noruega, Dinamarca e Suécia.


2. Vikings eram guerreiros

Crédito: Wikimedia Commons

Muitos dos desbravadores marítimos não tinham formação militar, sendo camponeses, fazendeiros ou pescadores. Caso quisessem se juntar aos grupos itinerantes, eles deveriam levar suas próprias armas - que nem sempre utilizavam, pois invasões de aldeias sem combate eram muito comuns. 

Entretanto, essa característica tem um pouco de verdade: alguns vikings eram mortais no campo de batalha, como os Berserkers que adoravam Odin e entravam em uma espécie de transe enquanto lutavam.


3. Eles eram loiros de olhos azuis

Crédito: Divulgação

Outro grande estereótipo é com relação à cor de cabelo dos Vikings. Apesar dos seus países de procedência terem maioria loira, esses desbravadores tinham contato com outras culturas, levando pessoas de etnias distintas para a Escandinávia. Essa mistura levou a uma variedade de aparências físicas.


4. Vikings eram sujos e descuidados

Crédito: Divulgação

Apesar da vida difícil, esses nórdicos cuidavam de sua aparência: descobertas arqueológicas atestaram o uso de pentes, palitos de dentes, limpadores de unhas e limpadores de ouvido, indicando uma ótima higiene pessoal. Eles também tomavam banho semanalmente.


5. Eles adoravam capacetes com chifres

Crédito: Divulgação

Ao contrário do que se acredita, os vikings não usavam capacete. Segundo evidências arqueológicas, existe apenas um capacet viking encontrado - uma simples peça de ferro, sem nenhum elemento pontiagudo. O famoso estereótipo foi criado em 1840, quando o figurinista Carl Emil Doepler deu vida a peças pontiagudas para as óperas Der Ring des Nibelungen, do compositor alemão Richard Wagner, que eram baseadas em histórias nórdicas e alemãs.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Mitologia Nórdica, Neil Gaiman (2017) - https://amzn.to/2NVJsch

Breve História dos Vikings, Manuel Velasco (2013) - https://amzn.to/30M8yzH

Vikings: Noite Em Valhala, Eduardo Kasse (2019) - https://amzn.to/36oybrg

Dicionário de História e Cultura da era Viking, Johnni Langer (2017) - https://amzn.to/30MF1pv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.