Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Música

Como acontece a escolha dos vencedores do Grammy?

Entenda como funciona a decisão de quem leva o prêmio da principal premiação da indústria musical

Daniela Bazi Publicado em 26/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quincy Jones com seus prêmios - Getty Images
Quincy Jones com seus prêmios - Getty Images

O Grammy é a principal premiação de todo o mundo da música. Criado a partir da fundação de uma associação com executivos de grandes e influentes gravadoras da cidade de Los Angeles em 1957, o evento está prestes a realizar sua edição de número 62.

Atualmente, todos os pré-indicados, finalistas e vencedores são escolhidos por membros da Recording Academy, composta por diversos profissionais do mercado, que vão desde músicos à técnicos de som, e são divididos entre 12 escritórios localizados em diferentes cidades nos Estados Unidos.

Para um artista ser escolhido para a premiação, é preciso que ele tenha lançado algum trabalho fonográfico entre as datas de 1º de outubro de um ano, até o dia 30 de setembro do ano seguinte, e seja inscrito para poder concorrer ao prêmio.

Michael Jackson no Grammy de 1984 / Crédito: Getty Images

Após o encerramento da data de inscrições, 150 especialistas da Recording Academy decidem quais serão os pré-selecionados, e as dividem em mais de 100 categorias. Então, aproximadamente outros 12 mil membros da Academia votam para a escolha dos finalistas, sendo cinco por prêmio.

Os vencedores são escolhidos dois meses antes da premiação, quando a lista dos finalistas é finalmente divulgada e ocorre uma nova convocação para que, dessa vez, apenas dez pessoas definem quem irá levar o tão almejado gramofone para casa.

Durante a cerimônia, que é transmitida ao vivo por canais de televisão e pela internet, são anunciadas apenas algumas das categorias mais importantes, como Álbum do Ano, Música do Ano e Gravação do ano. Porém, todos os ganhadores dos 105 prêmios são apresentados no site oficial do Grammy, e recebem o gramofone de ouro em suas gravadoras. 


+Saiba mais sobre música e os vencedores do Grammy com as obras abaixo:

Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade, Jairo Severiano (2008) - https://amzn.to/2TSXSh3

Michael Jackson - uma vida na música, Geoff Brown (2014) - https://amzn.to/2uwx2AE

Quincy Jones: His Life in Music (American Made Music Series), Clarence Bernard Henry (2013) - https://amzn.to/2RHMbXW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.