Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Conto de fadas

A origem macabra de 5 contos de fadas

De Branca de Neve a Chapeuzinho Vermelho, histórias possuem uma origem nada infantil

Victória Gearini Publicado em 05/01/2021, às 15h38 - Atualizado às 16h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Chapeuzinho Vermelho - Pixabay
Ilustração de Chapeuzinho Vermelho - Pixabay

Histórias como Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida e Rapunzel marcaram a infância de diversas pessoas. Regadas de aventuras, mistérios e romances, estes contos de fadas fazem parte da cultura popular e atravessam gerações. Muitos deles ficaram famosos com as brilhantes adaptações feitas pela Walt Disney Animation Studios

No entanto, o que poucas pessoas sabem, são as origens macabras que permeiam várias destas histórias. Pensando nisso, selecionamos a insólita origem de 5 clássicos. Confira abaixo:

1. O suicídio de 'A Pequena Sereia' 

No conto original de Hans Christian Andersen, Ariel é uma jovem sereia que se apaixona por um príncipe humano. Para conquistá-lo, a menina faz um acordo com uma bruxa, que lhe dá um par de pernas em troca de sua bela voz.

A Pequena Sereia, de Wilhelm Pedersen / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Por meses, ela tenta conquistar o coração do amado, que se casa com outra. Inconformada, a Pequena Sereia tenta matá-lo, mas desiste do crime. Transtornada, a jovem se joga ao mar e vira uma espuma.


2. Violência sexual e assassinato em a Bela Adormecida

A versão mais antiga de 'A Bela Adormecida', do italiano Giambattista Basile, foi escrita ainda no século 17. A personagem espeta seu dedo em uma farpa de linho e adormece. Neste momento um príncipe aparece e a estupra, deixando a jovem grávida de gêmeos.

A Bela Adormecida, de Henry Meynell Rheam / Crédito: Wikimedia Commons

Quando os bebês nascem, eles sem querer acabam sugando a farpa de seu dedo, retirando-a de seu sono profundo. Quando a esposa do príncipe descobre o crime, ela tenta matar as crianças, mas é assassinada pelo marido. No fim, 'A Bela Adormecida' acaba casando-se com seu agressor.


3. O canibalismo em Chapeuzinho Vermelho

Na versão original do conto do século 17, o Lobo Mau cozinha a carne da boa velhinha e coloca seu sangue em um jarro encontrada na despensa. Quando Chapeuzinho chega ao local, o vilão vestido de sua avó a convence a tirar suas roupas.

Desenho sobre o conto Chapeuzinho Vermelho / Crédito: Divulgação / Pixabay

Para se livrar da situação, a jovem inventa que precisa ir ao banheiro — embora o lobo tente a convencer de fazer suas necessidades na cama. Neste momento, a menina consegue fugir.


4. Pedofilia e canibalismo em a Branca de Neve

Na verdadeira história, a Rainha Má contrata um caçador para matar a jovem, que neste conto tem apenas 7 anos de idade. A soberana acredita que a princesa está morta e por isso come o coração de um animal que lhe foi entregue no lugar do órgão vital da criança.

 Ilustração de a Branca de Neve, por Franz Jüttner / Crédito: Wikimedia Commons

Além disso, o príncipe encantado — maior de idade — se casa com Branca de Nevee durante o casamento, a vilã é obrigada a dançar até a morte.


5. As insólitas noites de Rapunzel

No conto original dos irmãos Grimm, do século 19, Rapunzel é mantida como refém de uma bruxa, no alto de uma torre.

Desenho sobre o conto Rapunzel / Crédito: Divulgação / Pixabay

No entanto, quando vira adolescente, a jovem passa a receber visitas de seu vizinho — um príncipe. Com o passar do tempo, percebe que suas roupas começam a ficar apertadas. Pouco tempo depois a jovem dá a luz a gêmeos.