Curiosidades » Personagem

117 anos de Juscelino Kubitschek: Conheça 5 curiosidades sobre o presidente Bossa-Nova

Sua comida preferida, música favorita e até seu time de futebol. Fatos sobre o homem que governou o Brasil entre 1955 e 1960

André Nogueira Publicado em 12/09/2019, às 13h00

None
Reprodução

1. Café de sustância

Mineiro que era, JK costumava tomar um café da manhã pesado e pouco convencional: um filé bem passado, leite, mel, pão com manteiga e uma xícara de café. Seu prato favorito era Chico Angu, um misturado de frango, quiabo e angu de fubá.

2. Pés descalços

Em voo da Varig para Brasília, JK tira uma soneca / Crédito: Reprodução

 

O presidente tinha o hábito de tirar os próprios sapatos em toda reunião de gabinete ou encontro em que pudesse ficar sentado.

3. O único cigano

O sobrenome complicado do presidente bossa-nova é de origem tcheca, proveniente de sua mãe Júlia Kubitschek, de família cigana. Isso faz de Juscelino o único presidente de origem cigana na História.

4. Essa tua companhia

O presidente em encontro com o Clube da Esquina / Crédito: Reprodução

 

Fã de MPB, a música favorita do ex-presidente era Peixe Vivo, do cantor carioca Milton Nascimento. Por seu vínculo pessoal com essa canção, ela foi escolhida para tocar em seu enterro, em 1976.

5. Fanático das peladas

JK era um verdadeiro fã de futebol, curtindo tanto assistir quanto jogar. Por um tempo, o ex-presidente jogou no Atlético Mineiro, seu time de coração.