Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

De deformações a vilão do Batman: 5 curiosidades sobre a vida de Tutancâmon

Após a descoberta de sua tumba na década de 1920, a história do faraó gerou interesse em milhares pessoas ao redor do mundo

Daniela Bazi Publicado em 21/03/2020, às 15h00 - Atualizado às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A máscara mortuária do rei Tutancâmon - Getty Images
A máscara mortuária do rei Tutancâmon - Getty Images

Governando o Egito de 1332 a.C. à 1323 a.C., Tutancâmon foi um dos grandes faraós da era conhecida como Império Novo. Em 1922, sua tumba foi encontrada inteiramente intacta, sendo considerada uma das mais completas já descoberta em toda a arqueologia. Desde então, sua vida, reinado e morte passaram a gerar curiosidade em diversas pessoas ao redor do mundo. 

Conheça 5 curiosidades sobre o faraó Tutancâmon

1. Casamento aos 9 anos

Ao se tornar rei, casou-se com sua meia-irmã Ankhesenamun quando tinha apenas nove anos de idade. Juntos acabaram tendo duas filhas mas, infelizmente, nenhuma sobreviveu. A primeira teria morrido ainda no período entre os cinco e seis meses de gestação, e a outra faleceu durante o parto.

Tutancâmon e Ankhesenamun / Crédito: Wikimedia Commons


2. Deformações pelo corpo

Devido ao costume de incesto na família real egípcia, Tutancâmon teria nascido com uma série de deformações graves em seu corpo, sendo completamente diferente de como é retratado em estátuas e imagens. O faraó, na realidade, tinha problemas na mandíbula, uma coluna curvada, pés desfigurados, rosto torto e sofria de epilepsia. 


3. Não andava sem ajuda

Por causa dos problemas que tinha em seus pés, o líder não tinha capacidade de andar sozinho e necessitava sempre de ajuda. Para isso, continha um arsenal com mais de 100 bengalas que acabaram sendo encontradas dentro de seu túmulo. Somente depois de uma autópsia virtual na múmia do egípcio que foi descoberto que os itens realmente o pertenciam e qual seria sua finalidade. 


4. Possível túmulo amaldiçoado

A ideia de que os túmulos egípcios poderiam ser amaldiçoados surgiu ainda no século 19, mas foi reforçada após a descoberta do local de descanso do jovem faraó onde oito dos membros da equipe de Howard Carter acabaram morrendo alguns anos depois da aventura. Apesar de tudo, a hipótese foi descartada pois 50 dos 58 participantes sobreviveram sem nenhum risco.

Túmulo de Tutancâmon / Credito: Divulgação


5. Vilão do Batman

Com a descoberta de sua tumba na década de 1920, a história do grande faraó se tornou um sucesso em diversas partes do mundo, inclusive em Hollywood. Na série de 1960 do super-herói Batman, Tutancâmon foi retratado como um dos vilões da trama, sendo interpretado pelo ator Victor Buono. Na história, ele era um egiptólogo que, após ser atingido na cabeça, passou a acreditar que era o antigo rei egípcio e precisava assumir a cidade de Gotham.


+Saiba mais sobre o Egito antigo por meio das obras disponíveis na Amazon

História do Egito Antigo, Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/2TlfWQi

As Dinastias do Antigo Egito: A História e o Legado dos Faraós desde o Início da Civilização Egípcia até a Ascensão de Roma, Charles River (2019) - https://amzn.to/2Tlggyu

Egito Antigo, de Stewart Ross (2005) - https://amzn.to/2vzQa1b

Desvendando O Egito, de Sergio Pereira Couto (2008) - https://amzn.to/3aZcz8l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du