Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Monarquia

Da rainha Vitória a Dom Pedro II: 5 dos monarcas que reinaram por mais tempo na história

Apesar de segurar o trono não ser uma tarefa fácil, alguns reis e rainhas conseguiram permanecer com a coroa por mais de cinco décadas

Daniela Bazi Publicado em 21/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coroação da rainha Vitória - Wikimedia Commons
Coroação da rainha Vitória - Wikimedia Commons

Em uma monarquia, o chefe de Estado conquista seu cargo principalmente pela hereditariedade, ou através de uma eleição, no qual permanecem até sua morte, ou abdicação. Entretanto, permanecer no trono não é algo simples. Atualmente, restaram apenas 45 monarquias espalhadas pelo mundo, com famílias que seguem no poder a décadas.

Conheça 5 monarcas que tiveram alguns dos reinados mais longos da história.

1. Pepi II do Egito Antigo e Sobhuza II do Reino da Suazilândia

Pepi II e Sobhuza II disputam pelo primeiro lugar na lista de reinados mais longos. O Faraó egípcio reinou até sua morte, aos 100 anos, e ficou 94 anos no poder. Porém, nenhum dos dados relacionados a seu reinado tem comprovação, o impedindo de ocupar o primeiro lugar na lista mundial.

Todavia, Sobhuza II assumiu o trono do Reino da Suazilândia em 7 de agosto de 1903, quando tinha apenas 4 anos de idade. Seu reinado durou 79 anos e 14 dias, sendo o monarca mais longevo da África e da história já comprovado.

2. Luís XVI da França e Navarra

O monarca francês é o que permaneceu por mais tempo no trono em toda a história da Europa. Luís XVI assumiu em 12 de maio de 1643, aos 4 anos, e reinou até sua morte em 1 de setembro de 1715, contabilizando 72 anos, 3 meses e 19 dias de reinado.

Rei Luís XVI da França / Crédito: Getty Images

3. Vitória do Reino Unido

Vitória era tataravó da rainha Elizabeth e era dona do recorde de maior reinado da Grã-Bretanha, antes de sua neta. O seu reinado é um dos mais notórios da história: durou 62 anos, 11 meses e 16 dias, até sua morte em 1276.

Rainha Vitória do Reino Unido / Crédito: Getty Images

4. Dom Pedro II do Império do Brasil

O último imperador brasileiro foi o que durou mais tempo no trono da história da monarquia brasileira e o monarca mais longevo das Américas. Foi deposto em 1889 após um golpe militar para instaurar a República, após 58 anos, 8 meses e 10 dias de reinado.

5. Elizabeth II do Reino Unido

A rainha do Reino Unido é a monarca que está a mais tempo no trono nos dias atuais. Elizabeth assumiu em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, e já conta com 67 anos de reinado, sendo a mais longeva da história da Grã-Bretanha.


+Saiba mais sobre monarquia com as obras abaixo:

Monarquia, Dante Aliguieri (2016) - https://amzn.to/36dssoj

Da Monarquia à República: Momentos Decisivos, Emilia Viotti Da Costa (2010) - https://amzn.to/37ft5z4

Reflexões sobre a Monarquia, Ivan Guimarães - https://amzn.to/2TEsNxD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.