Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cinema

De O Silêncio dos Inocentes a Central do Brasil: os maiores filmes de cada ano da década de 1990

Marcado por grandes produções cinematográficas, o período consolidou grandes nomes da indústria e produziu obras que são reverenciadas até os dias atuais

Fabio Previdelli Publicado em 27/11/2020, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Silêncio dos Inocentes (1991) - Orion Pictures
O Silêncio dos Inocentes (1991) - Orion Pictures

A década de 1990 foi muito marcante para a história do cinema, afinal, foi o período no qual ocorreu uma grande revolução no que se diz respeito a efeitos especiais. Assim, produções que já eram grandes, se tornaram maiores — o que ajudou a consagrar grandes estrelas — e o investimento para produzir um filme ficou ainda mais caro — o que findou o fracassos de grandes produtoras. 

O período também foi o berço da consolidação de grandes atores e diretores, como Tom Hanks, Julia Roberts, Quentin Tarantino e Steve Spielberg. É impossível contar a história do cinema sem citar a importância que os anos 1990 tiveram para a indústria.

Relembre filmes que marcaram época e que são adorados até hoje:

1990: Uma Linda Mulher

Não há como não citar o romance protagonizado por Julia Roberts e Richard Gere como um dos mais icônicos dos anos 1990. Em Uma Linda Mulher, o empresário Edward acaba de terminar um relacionamento antes de viajar para Los Angeles. Já na Cidade dos Anjos, acaba se encontrando com Vivian, uma prostituta contratada por ele para acompanhá-lo durante sua estadia. Entretanto, os dois acabam se apaixonando.

Pôster do filme Uma Linda Mulher (1990) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: Edward Mãos de Tesoura, Esqueceram de Mim e Ghost: Do Outro Lado da Vida.


1991: O Silêncio dos Inocentes

Baseado na obra de Thomas Harris, O Silêncio dos Inocentes apresenta um dos vilões mais viscerais do cinema: Hannibal Lecter. Vivido pelo versátil Anthony Hopkins, o psiquiatra canibal é procurado pelo FBI para ajudá-los na investigação de um serial killer. A produção foi vencedora de 5 Oscars.

Pôster do filme O Silêncio dos Inocentes (1991) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: A Bela e a Fera, O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, Meu Primeiro Amor e A Família Addams.


1992: Cães de Aluguel

Um criminoso reúne outros seis bandidos para um ousado plano de roubo de diamantes. Entretanto, eles não sabem nada uns sobre os outros e o clima de desconfiança fica evidente após uma falha na execução da tarefa. A suspeita de que haja um traidor no grupo fundamenta a trama. Cães de Aluguel foi responsável por Quentin Tarantino ganhar notoriedade.

Pôster do filme Cães de Aluguel (1992) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: Aladdin, Perfume de Mulher, O Guarda-Costas, Máquina Mortífera 3 e Instinto Selvagem.


1993: A Lista de Schindler

Dirigido por Steven Spielberg, A Lista de Schindler conta a história de empresário alemão, Oskar Schindler, responsável por salvar centenas de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Vencedor de 7 Oscars, o filme foi eleito em 2007, pelo American Film Institute, como o oitavo melhor filme americano da história.

Pôster do filme A Lista de Schindler (1993) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, Free Willy e O Estanho Mundo de Jack.


1994: O Rei Leão

Um dos maiores filmes da Disney, O Rei Leão marcou gerações por sua cativante história dos leões das Terras do Reino, na África. Com uma narrativa emocionante e cheia de reviravoltas, a produção apresentou grandes personagens ao público, como Simba, Mufasa, Timão, Pumba e Nala. Outro fator importante para o sucesso de O Rei Leão é a trilha sonora do filme, que chegou a ser premiada com um Oscar.

Pôster do filme O Rei Leão (1994) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: Pulp Fiction, Forrest Gump: O Contador de Histórias, Debi & Loide: Dois Idiotas em Apuros, Entrevista com o Vampiro e Um Sonho de Liberdade.


1995: Toy Story

“Amigo, estou aqui. Amigo, estou aqui”, com a trilha sonora de Randy Newman, Toy Story trouxe ao público a improvável relação de amizade entre um caubói e um astronauta — ambos de brinquedo, é claro. Quando Buzz Lightyer se junta aos outros personagens na casa do Andy, cabe a Woody ensiná-lo sobre a vida de um boneco e a importância da relação deles com os humanos.

Pôster do filme Toy Story (1995) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: As Patricinhas de Beverly Hills, Se7en - Os Sete Crimes Capitais e Os Bad Boys.


1996: Missão: Impossível

Em 1996, Tom Cruise estrela um dos maiores filmes de espionagem na história do cinema. Com cenas absurdas e incríveis, o agente Ethan Hunt precisa escapar de uma emboscada durante uma missão de rotina em Praga para provar sua própria inocência.

Pôster do filme Missão: Impossível (1996) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: Independence Day, Pânico e 101 Dálmatas.


1997: Titanic

Um dos romances mais famosos do cinema — e uma das maiores bilheterias também —, o longa de James Cameron relata o trágico naufrágio de RMS Titanic. O drama acompanha a história de amor entre Jack e Rose, que termina de maneira trágica após a colisão da embarcação com um iceberg.  

Pôster do filme Titanic (1997) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: O Quinto Elemento, A Vida É Bela e MIB - Homens de Preto.


1998: Central do Brasil

Em 1998, o cinema nacional produz uma de suas mais primorosas obras: Central do Brasil. Estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira, com direção de Walter Salles, a narrativa relata a história de Dora, uma professora aposentada que trabalha na Estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Numa dessas transcrições, ela conhece Josué, um garoto que perdeu a mãe e que tenta encontrar seu pai no Nordeste.

Pôster do filme Central do Brasil (1998) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: O Resgate do Soldado Ryan, O Show de Truman e Vida de Inseto.


1999: Matrix

No fim da década foi lançada uma das mais importantes obras da ficção científica: Matrix. Usada como referencia até hoje, o filme distópico narra a trajetória do personagem Neo em um futuro em que a realidade é apenas uma simulação.

Pôster do filme Matrix (1999) / Crédito: Divulgação

Outros lançamentos do ano: Clube da Luta, O Sexto Sentido, Beleza Americana e À Espera de Um Milagre.


+Saiba mais sobre cinema através das obras disponíveis na Amazon

A história do cinema para quem tem pressa: Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas!, Celso Sabadin, Ebook - https://amzn.to/370Fy8R

A Arte do Cinema: uma Introdução, David Bordwell, 2013 - https://amzn.to/2SscgdZ

História do Cinema: Dos Clássicos Mudos ao Cinema Moderno, Mark Cousins, 2013 - https://amzn.to/380qyZP

O livro do cinema, diversos autores, 2016 - https://amzn.to/376HgW0

Tudo sobre cinema, Philip Kemp. 2011 - https://amzn.to/2S4JqBm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W