Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Do filho bastardo a saúde frágil: 5 polêmicas sobre a vida de Karl Marx

Os bastidores da vida do autor do Manifesto Comunista ainda dividem opiniões

Isabela Barreiros Publicado em 21/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O teórico comunista Karl Marx - Getty Images
O teórico comunista Karl Marx - Getty Images

1. Filho bastardo

Helena Demuth, a governanta da família e mãe de Frederick Demuth / Crédito: Wikimedia Commons

Karl Marx e Jenny von Westphalen se casaram em junho de 1843. No entanto, o casamento dos dois não fazia parte de um conto de fadas. Marx não apenas tivera um caso com Helene Demuth, a governanta da família, mas engravidou a mulher durante uma viagem de sua esposa.

Frederick Demuth nasceu em 1851 e, graças à intervenção de Frederick Engels, o grande amigo e mecenas de Marx, foi posto para adoção. O menino cresceu e acabou ficando amigo de sua meia-irmã. Eleanor mais tarde saberia que, além de ter enganado a mãe, Marx não prestara ajuda ao menino e nem sequer tivera contato com ele.


2. Saúde frágil

De saúde frágil, complicada por causa do tabagismo e do álcool e também pela indisciplina na carga de trabalho, muitas vezes varando noites, Marx era um primor de desorganização e hiperatividade: o primeiro volume de O Capital, o trabalho mais importante de Marx, foi entregue com 16 anos de atraso.

De acordo com biógrafo de Marx, Werner Blumenberg, ele sofria de inflamação ocular, dor nas articulações e de cabeça, insônia, problemas no fígado e na vesícula biliar, e ainda possuía sintomas depressivos. Provavelmente, os problemas eram em decorrência dos maus hábitos do teórico, que trabalhava muito durante a madrugada. Uma condição conhecida como “tórax fraco”, que inflamava seus pulmões, foi o que fez com que ele não servisse no Exército e o matou aos 64 anos.


3. O dinheiro de Engels

Karl Marx e Friedrich Engels / Crédito: Getty Images

Durante seu pouco tempo em Paris, Marx conheceu Friedrich Engels, em 1843, dando início a uma das mais importantes parcerias da História. Com o dinheiro da exploração capitalista das indústrias têxteis de seu pai, Engels ajudava Marx a desenvolver uma teoria que tinha como intuito derrubar seu próprio poder. 

Filho de um industrial muito rico, Engels custeava as publicações da maioria dos ensaios e livros da dupla e ainda enviava dinheiro para o outro conseguir sustentar sua família. Diferentemente do comunista, que mal conseguia manter a si e a sua família somente com o que recebia por publicações em ocasiões excepcionais.


4. Ele era ateu

Marx aceitava a ideia de que havia uma progressão clara na história humana, mas negava que isso tivesse algo a ver com a vontade divina. Tudo isso estaria determinado pelo materialismo utilizado, mais tarde, por ele em suas teorias.

Tornou-se, assim, um militante do ateísmo, como outros tantos estudantes e professores alemães. Defendia que o mundo material é que determinava a evolução do pensamento humano, e não o contrário.


5. Morreu apátrida

Crédito: Getty Images

Por mais que tentasse se estabelecer em algum país, Marx foi expulso de muitas nações ao longo de sua trajetória. Em 1848, pouco tempo depois de publicar juntamente com Engels o famoso Manifesto do Partido Comunista, o filósofo foi expulso da Bélgica, principalmente devido ao potencial revolucionário do documento.

Ele também foi expulso de outros locais na Europa, como França e Prússia. Não suficientemente: teve que sair duas vezes do território francês devido a polêmicas envolvendo suas publicações. O comunista morreu na Inglaterra como apátrida, depois de muitas mudanças.


+Saiba mais sobre Karl Marx por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Karl Marx: Uma vida do século XIX, de Jonathan Sperber (2014) - https://amzn.to/32tBkFh

Amor e capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução, de Mary Gabriel (2013) - https://amzn.to/32qYHiA

O Velho Marx. Uma Biografia de Seus Últimos Anos. 1881-1883, de  Marcello Musto (2018) - https://amzn.to/2VYfMxV

Karl Marx - Grandeza e ilusão, de Gareth Stedman Jones (2017) - https://amzn.to/2Bnm7tc

Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna. Biografia e Desenvolvimento de Sua Obra, de Michael Heinrich (2018) - https://amzn.to/2MtLoIG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W