Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Lendas

De Papai Noel ao São Nicolau de Myra: a origem histórica do bom velhinho

A figura lendária do Papai Noel está presente em histórias folclóricas de diversas civilizações e atravessa gerações

Victória Gearini Publicado em 25/12/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de São Nicolau - Wikimedia Commons
Ilustração de São Nicolau - Wikimedia Commons

O Natal é um dos feriados mais importantes e esperados do ano, desde os tempos antigos. O dia 25 de dezembro mexe com a estrutura de vida e economia de diversos países, inclusive daqueles que não são cristãos.

Cada país possui datas de orgulho nacional, como o Dia da Independência nos Estados Unidos, o Dia da Vitória na Rússia e o Dia da Bastilha na França. No entanto, o Natal é uma época que mexe com a vida pessoal e profissional de diversas pessoas, em nível de escala global.

[Colocar ALT]
Crédito: Getty Images

Desde o século 20, o período natalino se tornou uma ocasião para se fazer grandes negócios, que para a maioria das pessoas tem o significado de celebrar o nascimento de Jesus e descansar de atividades cotidianas. Nos Estados Unidos estima-se que as vendas de Natal geram mais de US$ 3 trilhões para o país, portanto, é um dos estímulos mais sólidos para a economia nacional.

Lançada pela Charles River Editors, a obra Papai Noel: As origens históricas e a evolução da figura lendária do Natal, conta o surgimento da figura do bom velhinho em diversas civilizações, além de explicar como sua imagem está atualmente atrelada a economia global.

Em geral, o Papai Noel é conhecido pela sua figura encantadora, de um bom velhinho, de barba branca e infinitamente alegre. Em diversas civilizações ele possui um nome diferente, como Kris Kringle, São Nicolau de Myr e Saint Nick. Sua figura é uma das mais conhecidas na História, que aparecem no folclore de diversas civilizações ao longo dos séculos.

Nesta obra, Charles River Editors analisa o surgimento do Papai Noel, as inspirações históricas que o envolvem, e todos os fatos que evoluíram em torno dele. Além disso, apresenta fotos que retratam pessoas, lugares e eventos importantes, com o objetivo de conhecer a verdadeira história do Papai Noel.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Papai Noel: As origens históricas e a evolução da figura lendária do Natal, de Charles River Editors (2018) - https://amzn.to/2MmBSGI

O Papai Noel ainda não vem aqui: Uma antologia de Natal, de Anne Demeneck, Fabrício Fonseca, J. Venegas Álvares, Rodrigo Ortiz Vinholo, Jenna Valéria, Alek Salles e Amanda Or (2019) - https://amzn.to/371Ezpa

O Papai Noel, de E.E. Soviersovski - https://amzn.to/3985LVa

O Natal escondido: A surpreendente verdade por trás do nascimento de Cristo, de Timothy Keller (2017) - https://amzn.to/2Zpqj75

Em casa para o Natal, de Cally Taylor (2013) - https://amzn.to/2sfrZE3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W