Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerras

Ataque surpresa: os impressionantes túneis do Vietnã

Conheça o formigueiro vietcongue que surpreendeu os Estados Unidos

Roberto Navarro Publicado em 08/07/2020, às 09h46 - Atualizado em 18/04/2022, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados próximos ao túnel - Wikimedia Commons
Soldados próximos ao túnel - Wikimedia Commons

Enquanto tropas e helicópteros americanos ocupavam os céus e as florestas do Vietnã, durante a guerra de 1961 a 1975, os vietnamitas do Norte e as forças comunistas valeram-se de uma estrutura primitiva, porém eficaz: túneis – vastos e profundos.

Escavados com as mãos ou com ajuda de pás de madeira, essas estruturas atingiam profundidades de até 20 metros e às vezes quase 120 quilômetros de extensão, abrigando milhares de pessoas por períodos que podiam durar meses.

O complexo mais famoso ficava no distrito de Cu Chi, a cerca de 70 quilômetros a sudeste de Saigon, e próximo de importantes bases militares americanas. Aliás, havia túneis que se estendiam até debaixo das bases inimigas, criando entre os soldados dos EUA a lenda dos fantasmas vietcongues.

Ectoplasmas à parte, o que havia eram americanos surpreendidos por guerrilheiros escondidos em alçapões camuflados no chão.

Ilustração mostrando os túneis do Vietnã / Crédito: Eber Evangelista e Luiz Iria/Acervo Aventuras na História

Disparando fuzis AK-47 e lançando granadas, os vietcongues preferiam ferir a matar os inimigos, a fim de atrasar o deslocamento de uma tropa até o resgate dos feridos. Maquiavélicos.

Soldado come-quieto

A alimentação desses homens-tatus 
era preparada em cozinhas equipadas com 
um sistema especial de chaminés. Com elas, 
a fumaça do cozimento de arroz e carne era desviada para bem longe, sem criar suspeitas.

Batalha na lama

A partir de 1966, soldados magros e baixos, a maioria de origem latino-americana, foi treinada pelo Exército dos EUA para explorar os esconderijos vietcongues. Eram chamados de Tunnel Rats (ratazanas de túnel).

Arma de cocô

As imediações eram pontilhadas de armadilhas. Algumas consistiam em explosivos acionados por arames. Outras eram buracos no chão, no fundo dos quais havia estacas de bambu lambuzadas com fezes. Sim, para infeccionar mortalmente os feridos.

PS subterrâneo

Alguns túneis incluíam hospitais de emergência, onde eram tratados não apenas guerrilheiros mas também a população das vizinhanças, num esforço para conquistar 
sua simpatia. O atendimento chegava a 
incluir a realização de partos.

Cobras criadas

A disposição dos túneis formava um verdadeiro labirinto no subsolo para confundir o inimigo. Passagens falsas levavam a becos sem saída, onde muitas vezes eram deixadas cobras venenosas para atacar intrusos.

Saída de emergência

Acessos escondidos dentro de córregos, no interior de casas ou em seus quintais uniam os túneis com a vida exterior. A população das aldeias fornecia alimentos e informações aos soldados. E, dependendo do perigo na superfície, entrava no túnel também.


+Saiba mais sobre a Guerra do Vietnã através das obras abaixo

1. O Século de Sangue - 1914-2014: as vinte guerras que mudaram o mundo, de Emmanuel Hecht e Pierre Servent (2015) - https://amzn.to/35KzUZ2

2. Guia Conhecer Fantástico Especial 02 – 40 Anos Guerra do Vietnã, de On Line Editora (2017) - https://amzn.to/2MoFrwJ

3. A Guerra Inesquecível do Vietnã: A Guerra Americana no Vietnã – A Guerra da Selva, de S. F. Meaker, Scott (2016) - https://amzn.to/2VR0V8t

4. A menina da foto: Minhas memórias: do horror da guerra ao caminho da paz, de Kim Phuc Phan Thi (2018) - https://amzn.to/2W0v2dX

5. Vietnã pós-guerra - Viagens radicais: Uma aventura no Sudeste Asiático, de Airton Ortiz (2011) - https://amzn.to/2OXYwaA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W