Curiosidades » Bizarro

Triângulo das Bermudas: Fatos instigantes sobre o mistério milenar

Há anos, as pessoas tentam entender os enigmas que acontecem na insólita região

Joseane Pereira Publicado em 24/01/2020, às 10h00

O medo do Triângulo das Bermudas atravessa os anos
O medo do Triângulo das Bermudas atravessa os anos - Divulgação

Delimitado pela costa sudeste dos EUA, pelas Bermudas e pelas ilhas das Grandes Antilhas, o Triângulo das Bermudas é uma região que abriga muitos mistérios. Confira abaixo oito fatos conhecidos sobre o local.

8. Um grande triângulo

Embora os limites exatos do triângulo das Bermudas não sejam acordados, as aproximações da área total variam entre 1 milhão e 300 mil e 3 milhões e 900 mil quilômetros quadrados. Por todas as aproximações de limites, sua área tem uma forma vagamente triangular – que, entretanto, não aparece em nenhum mapa do mundo.

7. Na Corrente

A corrente do Golfo, uma corrente oceânica potente, rápida e quente que atravessa o Atlântico do Golfo do México até a Europa causando mudanças acentuadas no clima, atravessa o Triângulo das Bermudas.

6. Termo Novo

Até 1964, o termo Triângulo das Bermudas nunca tinha sido usado – embora os relatos de ocorrências inexplicáveis ​​na região datem de meados do século 19. A frase surgiu pela primeira vez em um artigo de revista de Vincent Gaddis, que a utilizou para descrever uma região triangular "que destruiu centenas de navios e aviões sem deixar rastro".

Cena do filme Percy Jackson que mostra o Triângulo das Bermudas / Crédito: Divulgação/Fox

 

5. Nas profundezas

O ponto mais profundo do Oceano Atlântico está localizado no triângulo das Bermudas. Apesar disso, o local sustenta um tráfego diário muito intenso, tanto por via marítima quanto aérea.

4. Sem explicação

Dois incidentes inexplicáveis ocorridos por lá envolveram embarcações militares dos EUA. Em março de 1918, o USS Cyclops, um cargueiro de 165 metros, saía da costa americana em direção ao Rio de Janeiro, acabando por desaparecer no local. Cerca de 27 anos depois, um esquadrão de bombardeiros sob o comando do norte-americano Charles Carroll Taylor desapareceu no espaço aéreo acima do triângulo. Novamente, não houve explicação.

3. Atlântida

A lenda sobre o insólito triângulo marinho foi popularizada por Charles Berlitz, em seu best seller O Triângulo das Bermudas (1974). No livro, Berlitz afirmou que a lendária ilha perdida de Atlântida estaria envolvida nos desaparecimentos locais.

2. Menos perigoso do que se imagina

No ano de 2013, o World Wildlife Fund (WWF) realizou um levantamento exaustivo de rotas marítimas pelo mundo, determinando que o Triângulo das Bermudas não é um dos 10 corpos de água mais perigosos para o transporte marítimo. Essa conclusão provavelmente desapontou grandes entusiastas do Triângulo.

1. Região não oficial

Pelo fato de não estar no mapa, o Triângulo das Bermudas não é reconhecido como uma região oficial do Oceano Atlântico pelo Conselho de Nomes Geográficos dos EUA.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

O livro das conspirações, Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2NUktGt

Uma aventura no triângulo das bermudas, Carlos Figueiredo (2007) - https://amzn.to/2RMIgcb

DOS Náufragos En El Triangulo de Las Bermudas, Bassam Mizher Mizher (2018) - https://amzn.to/2RmfYXi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.