Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Führer no Divã: discípulo de Freud passou anos estudando a mente do ditador

A mando da OSS o psicanalista Walter Langer produziu um relatório completo sobre o líder do Terceiro Reich

Victória Gearini Publicado em 06/05/2022, às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do livro Adolf Hitler - Fotos da vida do líder - Getty Images
Pintura do livro Adolf Hitler - Fotos da vida do líder - Getty Images

Considerado um dos maiores genocidas da História da humanidade, Adolf Hitler foi o responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus, entre eles crianças, mulheres e idosos. Para compreender a mente perversa do nazista, em 1943, a OSS (Office of Strategic Services, em tradução livre, Escritório de Serviços Estratégicos), antecessora a CIA, convidou Walter Langer para analisar Führer.

[Colocar ALT]
Edição clássica da obra de Walter Langer / Crédito: Wikimedia Commons

O psicanalista Walter Langer, discípulo de Freud, foi convidado pessoalmente pelo general William Donovan e logo aceitou o convite. A partir disso, passou a estudar a fundo a mente do líder do Terceiro Reich. A OSS pediu, ainda, que o médico produzisse um relatório sobre sua pesquisa, que mais tarde originou a obra A mente de Adolf Hitler.

“Vencer a guerra contra a Alemanha o mais rápido possível era o único grande objetivo quando Walter C. Langer foi comissionado pelos aliados, em 1943, para fazer um mergulho na mente de Adolf Hitler. Ele se desimcubiu com brilho da missão que lhe foi dada pelo Escritório de Serviços Estratégicos, a OSS, órgão de de inteligência dos Estados Unidos antecessor à CIA”, trecho retirado da obra A mente de Adolf Hitler (2018). 

Naquele período, a maior preocupação dos Estados Unidos era vencer a Segunda Guerra Mundial e condenar o líder nazista pelos seus crimes. Para eles, a melhor forma de vencer seu inimigo seria estudando como ele pensa, e assim, sempre estar um passo à frente dele.

“Os depoimentos coletados por Walter Langer ilustram sobejamente essa perigosa vibração prenunciadora de grandes desastres políticos. Hitler conseguia cada vez com mais perfeição alinhar as cordas sonantes de seu partido, de modo a captar e realimentar com propaganda, num ciclo infernal, as mais desestabilizadoras tensões latentes nas profundezas da alma teutônica, incapaz de absorver a derrota na Primeira Guerra Mundial, e as humilhações que se seguiram”, parágrafo introdutório da obra de Walter Langer.

O relatório produzido pelo psicanalista contém inúmeros episódios da vida pessoal de Hitler, que explica não só a sua mente, mas também como ele foi capaz de manipular e influenciar a massa alemã nazista. Em 1944, Walter Langer concluiu a sua pesquisa, mas os laudos permaneceram ocultos até 1972.

 Adolf Hitler, o líder nazista / Crédito: Getty Images

“Quando Walter morreu, em 1981, o quadro mental que pintou de Hitler já havia se tornado um clássico da abordagem psicológica — e também um testemunho de seus limites quando o paciente não pode ser analisado pessoalmente no divã. Langer conversou com quase uma dezena de pessoas fora da Alemanha que, antes, haviam convivido com Hitler em diversas fases de sua vida. No diagnóstico feito por Langer, o ‘Führer’ é descrito como ‘provavelmente psicopata neurótico, beirando a esquizofrenia'”, introdução de A mente de Adolf Hitler (2018). 

Lançada em 2018 no Brasil, pela Editora Leya, a obra A mente Adolf Hitler apresenta uma biografia psicológica completa do maior ditador do século 20, que foi capaz de mandar matar milhões de pessoas. Trata-se de uma obra rica em fatos históricos, que investiga e reflete sobre os principais eventos da época.


+AH: FIGURAS HISTÓRICAS QUE SOFRERAM ATENTADOS E SOBREVIVERAM!


+Saiba mais sobre Hitler por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A mente de Adolf Hitler, de Walter C. Langer (2018) - https://amzn.to/2ySuHlV

Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/2VfP7ga

O jovem Hitler: Os anos de formação do Führer, de Paul Ham (2020) - https://amzn.to/34qJb88

Minha Luta Contra Hitler, de Dietrich Von Hildebrand (2020) - https://amzn.to/3b1Kkpk

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz, de Olga Lengyel (2018) - https://amzn.to/3efDr5A

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W