Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Segunda Guerra

A controversa relação entre o Nazismo e Hollywood

Obra escrita por Ben Urwand registra segredos sobre a relação entre os EUA e Hitler na década de 1930

Joseane Pereira Publicado em 14/01/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Adolf Hitler - Getty Images
Retrato de Adolf Hitler - Getty Images

O ditador Adolf Hitler reconhecia o poder do cinema para moldar a opinião pública. E isso levou a uma aliança com Hollywood, que agora é revelada em detalhes por Ben Urwand, acadêmico da Universidade de Harvard, em sua obra O Pacto entre Hollywood e o Nazismo.

Após a ascensão de Hitler ao poder, os estúdios de Hollywood concordaram em não fazer filmes atacando os nazistas, para continuar seus negócios com a Alemanha. O acordo, que também proibia filmes que condenassem a perseguição aos judeus, envolvia desde líderes nazistas como Joseph Goebbels até estúdios como Paramount, Fox e Metro-Goldwin-Mayer.

Os estúdios fizeram concessões ao governo alemão durante toda a década de 1930, divulgando ou cancelando filmes segundo a vontade do III Reich.

Crédito: Leya

Confira na íntegra um trecho do livro:

“Onze homens estavam sentados numa sala de projeção em Berlim. Apenas alguns eram nazistas. Na frente da sala, estava o dr. Ernst Seeger, chefe da censura desde bem antes de Hitler chegar ao poder. Perto de Seeger, seus assistentes: um produtor, um filósofo, um arquiteto e um pastor. Mais atrás, os representantes de uma companhia distribuidora de filmes e duas testemunhas especializadas. O filme a que iam assistir viera da América do Norte e tinha por título King Kong.

Quando o projetor começou a rodar, um dos representantes da companhia de cinema começou a falar. Ele leu em voz alta um texto que destacava a natureza ficcional dos eventos na tela. Conforme falava, os outros na sala assistiam à ação se desenrolando. Viram um gorila enorme se apaixonar por uma linda mulher e depois cair do Empire State Building. Um dos personagens murmurou algo sobre a bela e a fera, e o filme chegou ao final.

Era hora de passar para os procedimentos oficiais. O dr. Seeger olhou para a primeira testemunha especializada, o professor Zeiss, do Ministério da Saúde alemão. ‘Na sua opinião especializada’, Seeger perguntou, ‘esse filme poderia ser prejudicial à saúde de espectadores normais?’.

Zeiss não estava com disposição de cooperar. ‘Primeiro’, disse ele, ‘preciso saber se a companhia que está tentando vender esse filme é alemã ou americana’."


+Saiba mais sobre esta obra de Ben Urwand:

O Pacto Entre Hollywood E O Nazismo: Como O Cinema Americano Colaborou Com A Alemanha De Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2Tlj13p

A Colaboração: O pacto entre Hollywood e o Nazismo, de Ben Urwand (2014) - https://amzn.to/2FYnTUh

The Collaboration (Edição Inglês), de Ben Urwand (2013) - https://amzn.to/2NqNMjE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.