Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

A Igreja Católica já teve mais de um papa ao mesmo tempo?

Hoje, liderada por apenas um Santo Padre. Na Idade Média a tradição nem sempre foi respeitada

Redação Publicado em 18/01/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Quatro doutores da Igreja representavam com atributos dos Quatro Evangelistas - Getty Images
Os Quatro doutores da Igreja representavam com atributos dos Quatro Evangelistas - Getty Images

Por cinco ocasiões, os católicos tiveram dois e até três papas ao mesmo tempo. Foram os chamados antipapas. A confusão geralmente acontecia por rixas na disputa da sucessão do pontificado. Foi assim em 418, quando Eulálio tentou tirar o trono de Bonifácio I.

Em 687, os dois adversários, Paschal e Teodoro, levaram a pior. Não conseguiram obter o consenso do clero: foram substituídos por Sérgio I, um papa mais moderado. O período de maior confusão foi durante a Idade Média, no século 14, depois que Clemente V mudou a sede da Igreja Católica para Avignon, na França.

A mudança resultou em quatro décadas do cisma da Igreja, quando as duas sedes, em Avignon e Roma, afirmavam abrigar um papa. A rixa foi resolvida em 1409, com a escolha de um terceiro pontífice, Alexandre V, no Concílio de Pisa.

A troca de papas era tão frequente durante a Idade Média, que ao menos 14 deles não duraram um mês no poder, enquanto o menor papado foi apenas de 12 dias, de Urbano VII, em 1590.


+Saiba mais sobre a Igreja Católica através das obras abaixo:

As grandes mentiras sobre a Igreja Católica, de Alexandre Varela e Viviane Varela (2016) - https://amzn.to/34W67L5

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, de Thomas E. Woods Jr (2008) - https://amzn.to/2Qowkga

As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica: A verdade por trás das cruzadas, da inquisição e muito mais, de Alexandre Varela e Viviane Varela (2018) - https://amzn.to/36079Hv

História do cristianismo: Uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI, de Bruce Shelley (2018) - https://amzn.to/2Q2trD3

História da Igreja Católica, de J. Derek Holmes e Bernard W. Bickers (2006) - https://amzn.to/2PZGJQw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.