Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Há 86 anos, a farsa do Monstro do Lago Ness ganhava vida

Decorrente de um ego ferido, o mais famoso registro fotográfico da criatura tornou-se uma das imagens mais influentes da História

Caio Tortamano Publicado em 21/04/2020, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia supostamente tirada por Robert Wilson capturando a infame criatura - Getty Images
Fotografia supostamente tirada por Robert Wilson capturando a infame criatura - Getty Images

Presente no imaginário popular desde 565, o monstro do lago Ness seria uma criatura que vive no lago localizado nas Terras Altas da Escócia. Creditado como verdadeiro para uns, a fotografia mais famosa da suposta criatura foi divulgada na década de 30.

O flagra do monstro foi creditado ao doutor britânico Robert Wilson, em abril de 1934. Na realidade, a foto se trata de uma armação de um diretor de cinema chamado Marmaduke Wetherell.

O cineasta Marmaduke Wetherell (ao centro) enquanto procurava pelo lendário monstro / Crédito: Getty Images

O cineasta foi enviado à Escócia pelo Daily Mail de Londres para capturar o Nessie (como é popularmente conhecida a criatura). No entanto, depois de, logicamente, não ter encontrado a criatura, Wetherell, que também foi ator, forjou supostas fotos de pegadas. Como consequência, a armação logo foi desmascarada pelo próprio jornal, que descobriu que se tratava da pegada de hipopótamos. O nome do profissional ficou manchado. 

Como forma de vingança, o cineasta contou com a ajuda de seu filho e mais dois amigos para forjar a famosa foto que circula até hoje em diversas mídias.

A foto passou na mão de várias pessoas até atingir o ginecologista Robert Wilson, que afirmava gostar de “uma boa piada prática”. A imagem foi vendida para o Daily Mail que afirmou ter capturado o monstro marinho.

Por melhor que tenha sido a vingança, e dado certo, por assim dizer, o fato é que o jornal Daily Mail ainda existe com certa relevância, enquanto a memória do vingativo farsante não tem relevância alguma.


+Saiba mais sobre outros mitos e lendas com as obras disponíveis na Amazon

A Cabeça de Medusa: E Outras Lendas Gregas, Orígenes Lessa (2017) - https://amzn.to/2qu6iiQ

Mitos e Lendas do Brasil em cordel, Nireuda Longobardi (2009) - https://amzn.to/2PayVJW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du