Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Causou pânico na Ingleterra: A lenda por trás dos quadros de Crianças Chorando

Famosos nos anos 1980 por 'maldições', as obras tem adeptos até mesmo no Brasil

Joseane Pereira, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 12/10/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas pinturas das Crianças Chorando - Wikimedia Commons
Algumas pinturas das Crianças Chorando - Wikimedia Commons

A série de 27 telas pintadas pelo italiano Giovanni Bragolin, denominada Quadros das Crianças Chorando, foi um enorme sucesso na Europa dos anos 50. Vendendo inúmeras cópias, o pintor ficou famoso entre as décadas de 1970 e 1980, com seus quadros se espalhando ao redor do mundo. Entretanto, algo macabro envolvia essas obras.

Quadros malditos

As pinturas mostravam crianças pobres, com belas feições e lágrimas nos olhos. Geralmente olhando para frente, elas pareciam demonstrar uma espécie de terror mudo e constante através das pinceladas feitas a óleo.

Bragolin pintando um dos quadros / Crédito: Wikimedia Commons

Entretanto, em julho de 1985, o jornal britânico The Sun citou o quadro em uma matéria sobre um incêndio residencial no norte da Inglaterra, afirmando que o único objeto da casa a sobreviver era uma tela de criança chorona.

Após isso, um bombeiro local declarou a público ter presenciado vários incêndios nos quais apenas os referidos quadros restavam. E segundo a polícia, cerca de 50 incêndios relacionados às figuras ocorreram desde 1973.

Com o passar dos meses, leitores desesperados começaram a enviar suas cópias dos quadros para o The Sun, que organizou uma grande fogueira para queimá-los. E uma explicação foi dada: o sucesso das obras seria fruto de um pacto entre Bragolin e o demônio. 

Jornal veiculado em 1985 / Crédito: Wikimedia Commons

Controvérsias

Uma outra teoria, que se espalhou fortemente no Brasil, foi a da existência de imagens ocultas nas pinturas. Segundo os conspiradores, o que parecia o pescoço de uma garota na verdade era uma mão que a enforcava; e o suposto cachecol de um garoto retratado era na verdade a boca de um monstro que o estava engolindo. Como qualquer lenda urbana, essa tomou proporções que duram até hoje.

Entretanto, são apenas lendas. Acredita-se que, lá na Inglaterra dos anos 80, os quadros não teriam se incendiado pela alta densidade do compensado no qual eram impressos, o qual demorava muito para pegar fogo.

E mais suspeita ainda era a grande rivalidade que o jornal The Sun enfrentava com o Daily Mirror em meados dos anos 80, que fazia com que notícias sensacionalistas fossem uma ótima arma de publicidade. E a lenda dos quadros malditos teria servido como luva para atrair a atenção de um público incauto.