Curiosidades » Corrida Espacial

Laika: A trágica heroína da corrida espacial

Há 62 anos, a vira-lata soviética protagonizaria um um importante, mas triste, marco da conquista do espaço

Redação Publicado em 03/11/2019, às 07h00

Laika estava a bordo da nave Sputnik 2
Laika estava a bordo da nave Sputnik 2 - Domínio Público

Fazia menos de uma semana desde que a Sputnik 1 se tornara o primeiro satélite artificial quando o time de cientistas liderados por Vladimir Yazdovsky recebeu a notícia: teriam de se apressar.

Em 10 de outubro de 1957 foi comunicado a eles que o lançamento do primeiro ser vivo ao espaço, projeto no qual vinham trabalhando, teria de acontecer antes do aniversário de 40 anos da Revolução Bolchevique, em 7 de novembro. Foi assim porque era, antes de mais nada, uma peça de propaganda.

Não havia a menor chance de criar algo que garantisse a sobrevivência em quatro semanas. A primeira missão de um ser vivo ao espaço seria suicida.

Apegados a seus cachorros no laboratório, os cientistas pegaram uma vira-lata nas ruas. Começaram o treinamento intensivo colocando-a em caixas cada vez menores para que não entrasse em pânico no espaço.

A vira-lata Laika foi encontrada na rua pelos cientistas / Crédito: Domínio Público

 

Um dia antes do lançamento, Yazdovsky levou-a para casa, para brincar com suas crianças e ter um dia normal antes de seu fim.

Laika durou sete horas no espaço. A nave superaqueceu a mais de 40 graus e ela não resistiu. Seu corpo em decomposição permaneceria no espaço até 14 de abril de 1958, quando a nave se desintegrou na reentrada. Quando puderam falar abertamente, anos depois, os cientistas se disseram arrependidos da crueldade.


Saiba mais sobre a União Soviética através das obras abaixo

O último império: Os últimos dias da União Soviética, Serhii Plokhy (e-book) - https://amzn.to/2pRjTjz

História da União Soviética, Peter Kenez (2007) - https://amzn.to/2N6dpoE

Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, Will Fowler (2015) - https://amzn.to/2pVvlud

Stálin: Paradoxos do poder 1878-1928, Stephen Kotkin (e-book)  - https://amzn.to/2NbLcNw

Stálin: Nova biografia de um ditador, Oleg V. Khlevniuk (2017) - https://amzn.to/2BG8LbF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.