Curiosidades » Personagem

Lise Meitner: a cientista judia que descobriu a fissão nuclear

Em 1944, a especialista foi proíbida de receber o Prêmio Nobel de Química

Victória Gearini Publicado em 04/03/2020, às 20h32

Lise Meitner (1878-1968)
Lise Meitner (1878-1968) - Getty Images

Lise Meitner (1878-1968) foi uma das maiores cientistas da humanidade, codescobridora da fissão nuclear. Embora tenha contribuído para diversos avanços científicos, a especialista não teve o devido reconhecimento em sua época.

Nascida em uma família judaica, a austríaca Lise Meitner entrou para a Universidade de Viena, em 1901. Após concluir seus estudos, migrou para Berlim, em 1907, onde conheceu seu colega cientista Otto Hahn (1879-1968). 

[Colocar ALT]
Lise Meitner / Crédito: Getty Images

Extremamente inteligente e dedicada aos estudos da radioatividade e física nuclear, Meitner foi procurada por Hahn. Em 1938, o químico lhe pediu ajuda — que naquele momento tinha fugido para a Suécia, devido a perseguição nazista — para que explicasse de forma teórica seu experimento, que hoje é conhecido como fissão nuclear.

Otto Hahn publicou o artigo de Meitner, mas sem mencioná-la como coatora da descoberta. Em 1944, foi homenageado com o Prêmio Nobel de Química, desprezando sua participação.

“Ela estava acostumada a essas decepções. Era uma judia austríaca na Alemanha de Hitler, uma mulher no mundo masculino da física, solteira, quando a sociedade desaprovava as mulheres de carreira. Na sua época, Meitner era a melhor física experimental da Alemanha”, explicou a jornalista Surendra Verma.

Segundo Verma, Hahn sempre negou a participação de Meitner, mas pesquisas recentes mostram que ambos trocaram correspondências. Tal fato comprova, ainda, que a coatora da descoberta teve influência direta na teoria da fissão nuclear.

Anos mais tarde, foi recompensada pela comunidade científica, que nomeou o elemento 109, meitnério (Mt) com o seu nome. Lise Meitner faleceu em 27 de outubro de 1968, aos 89 anos de idade.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

Ideias geniais: Descobertas por acidente, erros surpreendentes e escorregões que mudaram a nossa visão sobre a Ciência, de Surendra Verma (2016) - https://amzn.to/37Hl7ht

Lise Meitner Collection Volume (Edição Alemã), de Lise Meitner (2019) - https://amzn.to/2Igj75D

Lise Meitner: Had the Right Vision about Nuclear Fission (Edição Inglês), de Mike Venezia (2010) - https://amzn.to/2uS091V

Genius & Anxiety: How Jews Changed the World, 1847-1947 (Edição Inglês), de Norman Lebrecht (2020) - https://amzn.to/38myB2C

A dança do universo, de Marcelo Gleiser (2006) - https://amzn.to/2wvrCqy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.