Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Grécia Antiga

Livro de Anthony Everitt mostra como Atenas se tornou uma das maiores civilizações

Com apenas 200 mil habitantes, a pequena cidade-estado derrotou os povos persas e foi responsável pela revolução democrática

Victória Gearini Publicado em 21/10/2019, às 17h00 - Atualizado às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Editora Crítica
Editora Crítica

A obra A Ascensão de Atenas, de Anthony Everitt retrata a história de uma das maiores civilizações que já existiu. Talentosos e ambiciosos, os atenienses foram responsáveis pela ascensão dessa cidade-estado na Grécia Antiga e foram vencedores do conflito contra seus inimigos persas.  

[Colocar ALT]
Crédito: Editora Crítica

O livro lançado pela Editora Crítica mostra como Atenas, com apenas 200 mil habitantes, se tornou uma das maiores civilizações da história, em um espaço de apenas 200 anos. A minúscula cidade-estado transformou o mundo por meio da revolução democrática, durante os séculos 4 e 5 a.C., desde a idade de ouro política e cultural, até o seu declínio.

Famoso por construir biografias, o autor apresenta como diferencial as histórias de Temístocles, responsável pela vitória dos gregos contra os persas; Péricles, o maior estadista ateniense e Alcibíades, conhecido por trair seu povo durante a Guerra do Peloponeso. Além disso, o autor explorou relatos das batalhas de Maratona e Salamina para construir a obra.

Os atenienses valorizavam a filosofia e a literatura como método de adquirir conhecimento. “Todos os atenienses (na verdade todos os jovens gregos) aprendiam sobre heróis como Aquiles e Agamenon, Heitor, Ulisses, que lutaram na guerra, e faziam o possível para imitá-los. Suas ações incorporaram o estado grego de ser”, explica Everitt em sua obra.

Esta civilização acreditava na razão como forma de solucionar questões da natureza humana e levantaram reflexões filosóficas que até os dias atuais são pautas para debates. Anthony Everitt apresenta uma análise histórica, por meio de documentos, e a partir disso constrói uma narrativa capaz de expressar de forma minuciosa os costumes da Grécia Antiga.


Saiba mais sobre esta e outras obras de Anthony Everitt:

1. A ascensão de Atenas: A história da maior civilização do mundo (2019) - https://amzn.to/2W0EjCB

2. The Rise of Rome: The Making of the World's Greatest Empire (2013) - https://amzn.to/2P6Lmby

3. The Rise of Athens: The Story of the World's Greatest Civilisation (2017) - https://amzn.to/2MBF41T

4. Cicero: The Life and Times of Rome's Greatest Politician (2016) - https://amzn.to/33O1Rx7

5. Augustus: The Life of Rome's First Emperor (2006) - https://amzn.to/35WtLZF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.