Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Paulo Freire em cores: o novo projeto gráfico da Editora Paz & Terra

Editora busca resgatar pensamentos fundamentais do Patrono da Educação

Victória Gearini Publicado em 09/12/2019, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Paulo Freire - Divulgação
Retrato de Paulo Freire - Divulgação

Na Bienal do Rio de Janeiro, ocorrida em 2019, Paulo Freire foi o escritor que mais vendeu livros pelo Grupo Editorial Record. Devido ao sucesso atemporal de suas obras a Editora Paz & Terra as relançou em um novo formato gráfico.

O objetivo da editora é resgatar os ensinamentos de Paulo Freire, diante dos diversos ataques de grupos conservadores que o escritor sofre atualmente. As mais novas obras do projeto editorial são À sombra dessa mangueira e Educação como prática da liberdade. Dentre as novidades do relançamento, as duas obras apresentam novas fotos do educador e de sua assinatura.

“A leitura nova de que faço de meu mundo demanda igualmente uma nova linguagem — a da possibilidade, aberta à esperança”, frase emblemática de Paulo Freire.

Crédito: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire/RJ

A obra Educação como prática da liberdade, foi escrita em 1967, durante a ditadura militar brasileira. Nesta época, o Patrono da Educação foi exilado no Chile, portanto, dedicou-se a escrever sobre os benefícios que a educação exerce na vida do indivíduo.

Já o livro À sombra desta mangueira é uma análise do contexto social do fim do século 20. Paulo Freire denuncia o neoliberalismo, que nega a humanização e libertação da sociedade. Para o autor, isto proclama a morte da História, da utopia e do sonho.

Ao longo de sua trajetória, Paulo Freire recebeu mais de 100 títulos de diversas universidades nacionais e estrangeiras. Além disso, foi contemplado com inúmeros prêmios, entre eles o Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Paulo Freire:

1. À sombra desta mangueira, de Paulo Freire (2015) - https://amzn.to/2LCUXUU

2. Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire (2014) - https://amzn.to/2RBgsck

3. Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire (2014) - https://amzn.to/2E0rQXh

4. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire (2014) - https://amzn.to/2qBGVM1

5. Direitos humanos e educação libertadora: Gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo, de (2019) - https://amzn.to/2P5WhBW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.