Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerras

A saga das mães que seguiam os filhos durante a Guerra do Paraguai

Embora cause estranheza atualmente, a impressionante atitude era bastante normal naquela época

Redação Publicado em 10/07/2020, às 12h04 - Atualizado em 04/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Nery, uma das mães corajosas - Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
Ana Nery, uma das mães corajosas - Divulgação/Ministério das Relações Exteriores

Aos 51 anos, a baiana Ana Justina Ferreira Nery ficou sabendo que seus três filhos e um irmão seriam enviados para a Guerra do Paraguai (1864-1870). Sem pensar duas vezes, ela arrumou a mala e foi com eles. Ficou cinco anos nos campos de batalha, ganhando uma medalha de prata por serviços prestados e tornando-se a primeira enfermeira militar do Brasil. 

Não foi só Ana Nery quem acompanhou as tropas durante aquela guerra. No conflito, era comum mães, mulheres e prostitutas fazerem o mesmo. 

Algumas chegavam a ir ao campo de batalha, socorrer os feridos e pegar em armas. Diferentemente da baiana, a maioria permaneceu anônima.

“Essas infelizes seguem nossos movimentos, se vestem pobremente, se alimentam com o que sobra”, relatou o argentino Francisco Seeber no livro 'Cartas sobre la Guerra del Paraguay (1865 y 1866)'. “Seus maridos muitas vezes as tratam mal e elas morrerão no esquecimento.”

Na Retirada de Laguna, a desastrosa marcha brasileira de 2.500 quilômetros para reconquistar parte do atual Mato Grosso do Sul, por exemplo, havia 1.300 mulheres e crianças para os 2.200 soldados.

A presença da família entre as tropas mostra que a disciplina militar que se conhece hoje ainda estava se formando no século 19.

“A presença de mulheres na guerra só deixou de ser considerada normal no século 20”, afirma o historiador Francisco Doratioto, autor do livro 'Maldita Guerra'.

A comitiva de civis acompanhando soldados era uma tradição antiga. Na catastrófica invasão da Rússia de 1812, Napoleão também trouxe consigo um exército de carroças com mulheres, não apenas para apoio emocional, como para funções como enfermagem, cozinha, logística. 

Os mais de 300 casamentos 

Enquanto Brasil, Argentina e Uruguai cercavam o Paraguai, muitos participantes da guerra viram no inimigo uma solução para a vida. Segundo um estudo do historiador Fernando Ortolan, da Universidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, apenas uma igreja de Assunção, capital do país, sacramentou mais de 300 casamentos entre soldados brasileiros e mulheres paraguaias.

O cabo pernambucano José Joaquim da Silva casou com Maria Dorotéia, paraguaia que teve os pais mortos na guerra. O capitão carioca Honório Teixeira se juntou com a paraguaia María Felipe Iralgo. Também aconteceu o contrário: brasileiras que acompanharam as tropas acabaram casando com soldados paraguaios.


+Saiba mais sobre a Guerra do Paraguai através de obras disponíveis na Amazon Brasil:

A Guerra do Paraguai, Luiz Octavio De Lima (2016) - https://amzn.to/2NlzNdP

A guerra é nossa - a Inglaterra não provocou a guerra do Paraguai, Alfredo Da Mota Menezes (2012) - https://amzn.to/2olFPTk

Uma Nova História da Guerra do Paraguai, Nigel Cawthorne (2015) - https://amzn.to/2WvxOIp

Revisando a Revisão. Genocídio Americano. A Guerra do Paraguai, Silvânia de Queiróz (2014) - https://amzn.to/36apjXs

The Grandchildren of Solano López: Frontier and Nation in Paraguay, 1904–1936, Bridget María Chesterton (e-book) - https://amzn.to/2Ju5z7g

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W