Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

20 cm: Esse é o tamanho do maior excremento humano fossilizado já encontrado — e veio de um viking doente

As medidas do excremento impressionaram especialistas que alegam que a dieta do guerreiro era diferenciada. Confira a imagem!

Redação Publicado em 17/10/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Linda Spashett
Linda Spashett

Datado do século 9, o maior exemplo de fezes humanas foi encontrado por pesquisadores do York Archaeological Trust durante uma escavação em um assentamento viking na cidade de York, na Inglaterra, em 1972. Atualmente, o exemplar encontra-se no Viking Center, localizado na mesma cidade.

As medidas impressionam: são 20 cm de comprimento e 5 cm de largura. "Esta é a peça mais excitante de excremento que já vi... A seu modo, é tão insubstituível quanto as joias da coroa", disse Andrew Jones, paleoscatologista do York Archaeological Trust.

A descoberta ficou conhecida como coprólito do Lloyds Bank porque foi encontrado no terreno onde estava localizado o banco Lloyds em 1972. "Os coprólitos humanos são muito raros e tendem a ser preservados apenas em ambientes muito secos ou congelados”, apontou a Academia Australiana de Ciências em 2017.

Local das escavações em York, Inglaterra / Crédito: Jórvík Viking Center

Mas como os arqueólogos conseguiram descobrir que se tratava de um viking? As análises das fezes deram algumas pistas para os especialistas.

“Ele não era um grande comedor de vegetais, ao invés disso, vivia com grandes quantidades de carne e grãos, apesar de alguns pedaços de frutas, cascas de nozes e alho-poró”, escreveu o The Guardian em 2003.

Os arqueólogos descobriram ainda que o guerreiro sofria com alguns invasores em seu estômago. Eles alegaram as fezes continham centenas de ovos parasitas, o que sugere que ele estava cheio de vermes parasitas intestinais. Segundo a BBC, ele tinha dores de estômago, diarréia e inflamação do intestino por conta da condição.

As fezes fossilizadas / Crédito: Wikimedia Commons

Em 2003, durante uma exposição na cidade de York, o grande excremento caiu no chão e partiu-se em três. Os especialistas esforçaram-se para reconstruí-lo e coprólito do Lloyds Ban é exibido no Jorvik Viking Center desde 2008.


Saiba mais sobre o universo viking através das importantes obras abaixo.

Vikings: Noite Em Valhala, Eduardo Kasse (2016) - https://amzn.to/2OUFlPc

Mitologia Nórdica, Neil Gaiman (2017)  - https://amzn.to/2MZu8dB

Dicionário de História e Cultura da era Viking, Johnni Langer (2017) - https://amzn.to/2MLSIyb

Breve História dos Vikings, Manuel Velasco (2016) - https://amzn.to/2IXypwL

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.