Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Comparação peculiar: Marquesa de Santos já foi confundida com uma prostituta, na entrada do teatro

Ocorrido no Rio de Janeiro, episódio vergonhoso levou D. Pedro I a encerrar a apresentação teatral

Joseane Pereira Publicado em 24/04/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marquesa de Santos, já em idade avançada - Wikimedia Commons
Marquesa de Santos, já em idade avançada - Wikimedia Commons

Domitila de Castro Canto e Melo, filha do coronel João de Castro Canto e Melo, entrou para a história do Brasil como a Marquesa de Santos. No ano de 1813, quando tinha apenas 16 anos, ela se casou com o Alferes Felício Pinto Coelho de Mendonça, em um matrimônio infeliz. Nove anos depois, ela começaria uma relação amorosa com o imperador D. Pedro I – que fazia de tudo para honrar a sua amada.

A confusão

Querendo conhecer a Corte Imperial mais de perto, Domitila passou a frequentar ambientes nobres. Entre eles, estava o Teatro da Constituição, um edifício de estilo neoclássico construído no Rio de Janeiro em 1813 para homenagear o príncipe regente D. João VI. Ao chegar na porta do teatro, Domitila – ou Titília, como era conhecida – acabou sendo barrada por ser confundida com uma prostituta.

Não se sabe ao certo o motivo da confusão, sejam os trajes diferentes daqueles vestidos pelas mulheres da realeza ou a forma de se portar de Domitila. O que sabemos é que o Imperador imediatamente mandou que as cortinas do teatro fossem descidas e que encerrou a apresentação. Desta forma, a honra e orgulho de Domitila poderiam ser preservados.

Mantendo a honra

Essa não foi a única prova de amor dada pelo Imperador à futura Marquesa de Santos: mais tarde, D.Pedro I intercederia junto à Igreja para que o divórcio entre ela e o Alferes Felício fosse levado a cabo. Sabendo do ocorrido, o Alferes escreveu a Domitila uma carta com duas páginas de insultos – o que culminou na ida de D. Pedro à sua residência, de madrugada, vestindo uma capa preta e montado em seu cavalo. Sem dizer palavra, o Imperador apenas deu uma bofetada em Felício e se foi.

Iniciada em 1822, a relação entre Domitila e D. Pedro I terminaria em 1829. Retornando a São Paulo, ela adquiriu um casarão na atual Rua Roberto Simonsen, no centro da cidade - que se tornou o centro da sociedade paulistana, com saraus literários e grandes bailes de máscaras. Curiosamente, entre as lendas que surgiram após a morte de Domitila, está a de que ela protege as prostitutas da cidade de São Paulo.


+Saiba mais sobre a Marquesa de Santos através das obras disponíveis na Amazon

1. Domitila: A verdadeira história da marquesa de Santos (eBook Kindle), Paulo Rezzutti - https://amzn.to/2Nu72Ml

2. A Marquesa de Santos, Paulo Setúbal, - https://amzn.to/2pyNsGz

3. Titília e o Demonão: Cartas inéditas de D. Pedro I à marquesa de Santos, Paulo Rezzutti - https://amzn.to/34iqnXB

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du