Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Winston Churchill: 13 vezes em que o primeiro-ministro do Reino Unido passou dos limites

O lado irônico do inglês — eternizado por sua atuação na Segunda Guerra

André Nogueira Publicado em 17/11/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Winston Churchill e seu cachorro - Getty Images
Winston Churchill e seu cachorro - Getty Images

Como diria Winston Churchill, "uma piada é uma coisa muito séria".

1. Conversa com Henry Truman

Em uma conversa com Churchill, o presidente dos EUA, Henry S. Truman, falava sobre o substituto do primeiro-ministro, o parlamentar Clement Attlee. Na ocasião, Truman disse que Attlee parecia “ser um tipo modesto de sujeito”.

Churchill respondeu então “Ele tem muito a ser modesto sobre”.

Winston Churchill / Crédito: Getty Images

2. O desossado primeiro-ministro

Uma vez, Churchill, reclamando da falta de entusiasmo e iniciativa do ex-primeiro-ministro inglês Ramsay MacDonald, Winston, em analogia, brincou:

“Eu me lembro de quando era criança, sendo levado para o célebre Circo de Barnum, que contava com uma exposição de aberrações e monstruosidades, mas a exposição sobre o programa que eu mais desejava ver era a descrita como “A Maravilha sem-ossos”. Meus pais julgaram que o espetáculo seria muito desmoralizante e revoltante para os olhos da minha juventude e eu esperei cinquenta anos para ver a maravilha sem ossos sentada no banco do Tesouro Nacional”.

3. Debochando o almirante

Ao comentar sobre a figura e as habilidades do então almirante da marinha britânica Lord Charles Beresford, membro da câmara dos Lordes do Parlamento, Churchill brincou:

“Ele é um daqueles oradores de quem já foi bem falado: antes de levantarem, não sabem o que vão dizer; quando eles estão falando, não sabem o que estão dizendo; e quando se sentaram, não sabem o que disseram”.

4. Sem jeito para lobo

Constante alvo de Churchill, Ramsay MacDonald sofreu na boca do ministro. Falando da aparente falta de posicionamento do ex-primeiro-ministro, que incomodava Churchill, frustrando-o, ele falou que MacDonald era como “uma ovelha em roupas de ovelha”.

MacDonald / Crédito: Wikimedia Commons

5. Curto e grosso

Falando do político conservador Stanley Baldwin, Churchill disse: "Eu não gostaria que Stanley Baldwin ficasse doente, mas teria sido muito melhor se ele nunca tivesse vivido".

6. O aluno supera o mestre

Joseph Chamberlain era mentor de Churchill e seu antecessor no parlamento. Era liberal, mas teve um grande desentendimento com Churchill no quesito dos temas sobre livre comércio e políticas de Estado. Ao comentar sobre o tema, Churchill cutucou: “Sr. Chamberlain ama o trabalhador, ele gosta de vê-lo trabalhar.”

7. Entre Churchills

Um romancista dos EUA chamado Winston Spencer Churchill atraiu a atenção do jovem Churchill inglês, que escreveu uma carta para ele:

“Por que você não entra na política? Eu quero ser primeiro-ministro da Inglaterra, seria uma grande brincadeira se você fosse presidente dos Estados Unidos ao mesmo tempo”.

Os dois de fato entraram para a política, mas um deles foi primeiro-ministro da Inglaterra enquanto o outro nunca foi presidente.

8. Alimente o jacaré

Em entrevista sobre a questão do pacifismo, Churchill soltou: "Um apaziguador é aquele que alimenta um crocodilo na esperança de que ele venha a comê-lo por último."

Winston Churchill, em 1954 / Crédito: Getty Images

9. Momento inoportuno, resposta inoportuna.

Uma vez, no banheiro, Winston foi incomodado por Lord Privy Seal. Como resposta, Churchill lhe falou “Diga-lhe que eu só posso lidar com uma merda de cada vez”.

10. Esse francês?

Do general e estadista francês Charles de Gaulle, Churchill disse: “O que você pode fazer com um homem que se parece com uma lhama feminina surpresa ao tomar banho?”.

11. O homem não para

De novo sobre Ramsay MacDonald: "Sabemos que ele tem, mais do que qualquer outro homem, o dom de compactar a maior quantidade de palavras na menor quantidade de pensamento".

12. A arte de improvisar

Enquanto se preparava para uma entrevista, Churchill escrevia efusivamente em um bloco de notas. Quando foi questionado sobre isso, ele colocou: "Estou apenas preparando minhas observações de improviso”.

13. Palavras saudáveis

Sobre sua própria capacidade discursiva e intelectual, Churchill explanou: "No curso da minha vida, muitas vezes tive que comer minhas palavras, e devo confessar que sempre achei uma dieta saudável”.


Saiba mais sobre Winston Churchill através das obras abaixo

Box memórias da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill (2019)

link - https://amzn.to/2Qjb4tV

Churchill: Uma vida vol. I, Martin Gilbert (2016)

link - https://amzn.to/2QnjQXN

Winston Churchill: uma vida: Volume II, Martin Gilbert (e-book)

link - https://amzn.to/356eODl

O Caráter e a Grandeza de Winston Churchill, Smanfh Sthefen (2010)

link - https://amzn.to/2Ql4Mds

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.