Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / China

A verdade por trás da lenda de Mulan, a maior guerreira da China

Desde o século 5, é contada a história de uma jovem que se juntou ao exército para salvar seu país. Afinal, Mulan de fato existiu?

Alana Sousa Publicado em 31/07/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Poster do filme Mulan, que será lançado em breve - Divulgação/Disney
Poster do filme Mulan, que será lançado em breve - Divulgação/Disney

Mulan é uma das animações mais amadas dos estúdios Disney, lançada em 1998, hoje é considerada um clássico do cinema. Na obra, é contada a história de uma jovem chinesa que toma o lugar de seu pai no exército e luta pela China, tornando-se uma grande heroína.

Apesar de no filme nos depararmos com elementos fantásticos, como animais que falam e músicas cantadas pelos personagens, a narrativa principal é muito conhecida no país asiático. Considerada por muitos como um dos contos chineses mais populares. Mas, afinal, existiu de verdade uma Mulan?

Há uma lenda que perpetua desde o século 5 na qual uma jovem chamada Hua Mulan (traduzido para o português como Fa Mulan) assume o lugar de seu pai na guerra — que é variada de conto para conto —. Por temer pela saúde de seu progenitor, Mulan pega sua armadura e se junta ao exército.

A jovem chinesa luta por cerca de dez anos, mantendo sua identidade em segredo, até que ao liderar o exército para a vitória em uma batalha final, recebe uma recompensa do Imperador. Mulan deseja então o direito de voltar para a casa como seu prêmio. Em outras versões da lenda, a heroína morre de suicídio após ser assombrada com lembranças da guerra.

Ilustração que representa Hua Mulan / Crédito: Wikimedia Commons

A história não é considerada verídica pela literatura chinesa, já que foi transmitida de maneira oral através dos séculos, também não existem documentos que suportem a teoria de que Hua Mulan foi uma mulher real, além de uma ilustração presente no álbum Reunindo as Joias da Beleza, datada da dinastia Qing. No entanto, seu nome é incluído no livro Cem Belezas de Yan Xiyuan, que reúne os maiores nomes femininos do folclore chinês.

Enquanto alguns historiadores apoiam a ideia de que por viver em um tempo no qual era esperado que mulheres fossem submissas e realizassem apenas tarefas domésticas, a existência de uma guerreira feminina torna-se improvável. Outros acreditam que, em caso de urgência extrema, a China recrutaria mulheres para batalha.

Portanto, não se pode afirmar com certeza se Hua Mulan existiu de fato, ainda assim, ela continuará sendo a protagonista de uma lenda chinesa aclamada ao redor do mundo.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Mulan: Five Versions of a Classic Chinese Legend, with Related Texts (e-book) - https://amzn.to/32AmWep

Mulan Coleção Com 2 Filmes [Blu-ray] - https://amzn.to/35Pyblj

A Extraordinária História da China, Pereira Couto (e-book) - https://amzn.to/35Tlmq8

Os melhores contos orientais: Contos tradicionais da Índia, da China e do Japão para ler, meditar e viver melhor, Antonio Daniel Abreu (2013) - https://amzn.to/2J71ohG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W