Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Altamente protegido, Museu da Coca-Cola esconde fórmula secreta

Com mais de 130 anos, a marca ficou mundialmente famosa e por séculos dominou o mercado de refrigerantes

Victória Gearini Publicado em 01/03/2020, às 20h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coca-Cola, nos Estados Unidos, em 1955 - Getty Images
Coca-Cola, nos Estados Unidos, em 1955 - Getty Images

Considerada uma das maiores marcas de escala global, a Coca-Cola atrai consumidores no mundo inteiro. Com mais de 130 anos, o refrigerante foi introduzido ao mercado norte americano, em 1886, no entanto, o que ninguém sabe ao certo é a fórmula que a faz ser única. 

Inicialmente foi patenteada pelo farmacêutico John Pemberton, ainda no século 19. No entanto, posteriormente a Coca-Cola foi comprada pelo empresário Asa Griggs Candler, que a introduziu ao mercado de refrigerantes.

Latinha clássica da Coca-Cola / Crédito: Getty Images

Localizado em Atlanta, World of Coca-Cola (Mundo da Coca-Cola, em tradução livre) trata-se do maior museu deste refrigerante, no mundo. A  fórmula secreta desta bebida está protegida em um cofre de aço, vigiado por câmeras e rodeado de agentes. 

Constantemente visitado por turistas e estudantes, o museu conta a história completa da Coca-Cola, por meio de exposições repletas de recursos transmidiáticos e com efeitos de audiovisual. Com mais de 100 mil metros quadrados de espaço, o local recebe por ano cerca de um milhão de visitas.

Caminhão original da Coca-Cola / Crédito: Getty Images

O momento mais aguardado entre os visitantes é a tour até o cofre que contém a fórmula secreta do refrigerante. Recepcionados por uma fumaça de efeito, são limitados a conhecer somente a entrada do local. O museu homenageia, ainda, John Pemberton e fornece amostras de mais de cem sabores das bebidas da empresa.

Museu da Coca-Cola / Crédito: Getty Images

Segundo o jornalista Frederick Allen, autor da obra Secret Formula (1994), a fórmula da Coca-Cola mudou conforme os anos. Por meio de entrevistas com ex-executivos e acesso aos arquivos confidenciais, ele explica que a bebida já teve maiores quantidades de cocaína entre os ingredientes, em decorrência do uso de folhas de coca. Em contrapartida, a Coca-Cola afirmou que isto não é verdade e que a fórmula se mantém intacta, desde 1886.


+Conheça alguns produtos da Coca-Cola e obras sobre a empresa:

Tin Coca Cola(Edição Inglês), de Ltd Publications International (2015) - https://amzn.to/2VHyxrB

Pote com Tampa Coca-Cola Pasabahçe Transparente - https://amzn.to/2VvpzNO

Nos bastidores da Coca-Cola: O Ex-CEO da companhia conta como foi construída a marca mais popular do mundo, de Neville Isdell (Autor) - https://amzn.to/2VvzwLd

Mini Geladeira Coca Cola Vintage 8 Latas Bivolt, Koolatron, Vermelho - https://amzn.to/397DY6M

Garrafa Retrô 500 Ml Coca Cola Plasútil Vermelho No Voltagev - https://amzn.to/2ToEw1p

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.