Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Notas de Um Tempo Silenciado: HQ denuncia Golpe de 64

Obra do sociólogo Robson Vilalba ilustra atrocidades cometidas por militares durante a ditadura no Brasil

Victória Gearini Publicado em 13/02/2020, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestação contra a ditadura militar no Brasil - Domínio Público
Manifestação contra a ditadura militar no Brasil - Domínio Público

Ocorrido em 1964, o golpe militar no Brasil durou 21 anos, e foi responsável por intensas perseguições a adversários políticos e opositores ao regime. Este período foi marcado, ainda, pela censura nas artes e na imprensa. Com o intuito de denunciar as atrocidades cometidas na ditadura brasileira, o escritor Robson Vilalba foi responsável por elaborar uma obra que foge dos padrões convencionais.

Lançada em 2015 pela Editora BesouroBox, a obra Notas de Um Tempo Silenciado, do sociólogo Robson Vilalba, evidencia memórias individuais e coletivas da resistência contra a opressão instalada pelos militares. Em 104 páginas, o autor explica o contexto histórico e social desta época.

Diferente de outras obras, Notas de Um Tempo Silenciado foi escrita em formato de HQ, contendo um mosaico de informações inéditas dos ocorridos no Paraná, como a atuação da guerrilheira Sônia e o genocídio sofrido por indígenas. Robson Vilalba conta, ainda, a história da formação do movimento negro no Brasil.

Em 13 capítulos ilustrativos e em preto e branco, a HQ de caráter jornalístico explica a ascensão dos militares no Brasil até as Diretas Já, como forma de denunciar as atrocidades cometidas pelos ditadores e prevenir que episódios semelhantes se repitam. 


+Saiba mais sobre esta e outras obras da ditadur militar no Brasil:

Notas de Um Tempo Silenciado, de Robson Vilalba (2014) - https://amzn.to/3buZjc5

Dom Helder Câmara: O profeta da paz, de Nelson Piletti (2008) - https://amzn.to/39foddL

Além das ideias, de Félix Filho (2015) - https://amzn.to/3759KzJ

Ditadura À Brasileira, de Marco Antonio Villa (2014) - https://amzn.to/39eY2DS

A Ditadura Envergonhada, de Elio Gaspari (2015) - https://amzn.to/386UaF1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.