Curiosidades » Idade Moderna

O chá da tarde que resultou em um brutal duelo feminino

Em 1792, durante um encontro entre Braddock e Elphinstone, comentários inconvenientes causaram um bizarro conflito que ficou conhecido como Duelo de Anáguas

Joseane Pereira Publicado em 01/02/2020, às 09h00

Petticoat Duel
Petticoat Duel - Getty Images

Tudo começou com uma xícara de chá. A ilustre Sra. Elphinstone não esperava mais do que isso quando foi visitar a residência de Almeria Braddock, em Londres de 1792, para uma tarde de conversas sociais. Entretanto, a visita acabou se tornando uma tensa confusão quando, de forma despretensiosa, Elphinstone soltou alguns comentários inconvenientes.

Ofensa fatal

Durante a leve conversa, a Sra. Elphinstone acabou comentando sobre a idade de Braddock da seguinte forma: “Você tem sido uma mulher muito bonita. Você tem um belo rosto outonal, mas deve reconhecer que os lírios e rosas estão um pouco desbotados. Há 40 anos, me disseram, um jovem mal podia olhar para você impunemente”.

Acontece que Almeria Braddock havia acabado de completar 30 anos, então a conta feita por sua convidada simplesmente não batia. Furiosa e sentindo-se desonrada, ela então convidou Elphinstone para um duelo.

Hyde Park, onde ocorreu a disputa / Crédito: Wikimedia Commons

 

O Petticoat Duel, ou Duelo de Anáguas, aconteceu no Hyde Park de Londres. O par sacou as pistolas e a sra. Elphinstone foi a primeira a disparar, atingindo o chapéu de Lady Braddock, que caiu no chão. Após o susto, as duas resolveram recomeçar a disputa usando espadas.

Dessa vez a desafiante se vingou, ferindo o braço da oponente. Com o braço sangrando, Elphinstone resolveu voltar para casa e resolver a confusão de outra forma: escrevendo uma enorme carta de desculpas – com o braço bom, é claro.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

A guerra não tem rosto de mulher, Svetlana Aleksiévitch (2016) - https://amzn.to/2GFfu8e

As mulheres do castelo: Três mulheres marcadas pela guerra e por segredos familiares que nunca serão esquecidos, Jessica Shattuck (e-book) - https://amzn.to/2RMUUJM

As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra: Patriarcado e militarismo, Virginia Woolf (2019) - https://amzn.to/2GJaOyp

A Guerra das Mulheres, Alexandre Dumas (e-book) - https://amzn.to/2RK4k8H

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.