Curiosidades » Personagem

Muammar Kadhafi: O harém secreto de escravas sexuais do ex-ditador da Líbia

Em 2011, após a morte do tirano, foi revelado que homens e mulheres acabaram sendo forçados a escravidão sexual no Bab al-Azizia

André Nogueira Publicado em 27/03/2020, às 13h00

O ditador Muammar al-Gaddafi governou a Líbia desde 1969, quando liderou uma revolução e assumiu o poder
O ditador Muammar al-Gaddafi governou a Líbia desde 1969, quando liderou uma revolução e assumiu o poder - Wikimedia Commons

Muammar Kadhafi foi um dos mais excêntricos ditadores que a História já viu. O governo Kadhafi ficou marcado pelo abuso do poder e despotismo anti-humanitário. Uma das característica mais insólitas do tirano foi a descoberta de seu harém de escravos sexuais.

O ditador é comumente descrito por correligionários e ex-escravos como de um apetite sexual insano, o que o levou a criar uma estrutura sistemática de exploração e tráfico de mulheres na Líbia. Vale ressaltar que Kadhafi abusava sexualmente tanto de mulheres quanto de homens.

De acordo com declarações feitas por Annick Cojean, autora de O harém de Kadafi, que denunciou os horrores sexuais do tirano, ele “governava pelo sexo, obcecado pela ideia de possuir um dia as mulheres e as filhas de ricos e poderosos, de seus ministros e generais, de chefes de Estado e de soberanos”.

Líder líbio Muammar al-Gaddafi acompanhado de suas guarda-costas femininas  / Crédito: Getty Images

 

A informação insólita sobre o Líder Fraternal da Revolução, só chegou aos olhos do mundo no ano de sua morte (2011), quando uma de suas vítimas, Soraya, relatou a Cojean que fora sequestrada aos 15 anos para realizar os fetiches de Gaddafi.

Os abusos aconteceram em 2004, Sirta, quando o ditador recebeu Soraya como representante de uma escola que o dedicara flores, o ditador teria se interessado e passado a mão nela – o que, segundo a moça, era um sinal dele para sua equipe.

No dia seguinte, guardas do governo – Comitê da Revolução – buscaram a garota no salão onde sua mãe trabalhava. A levaram de lá para o Bab al-Azizia, a sede do poder em Trípoli, onde ela se tornou uma das várias escravas do harém de Kadhafi. Segundo Cojean, os estupros e abusos foram uma das várias estratégias de guerra usadas pelo Chefe da Revolução para a manutenção de seu poder.

Soldado gaddafista em quartel-general de al-Azizia, sede do poder do ditador / Crédito: Getty Images

 

Entre as práticas perversas nos porões de Trípoli, Soraya destacou o hábito do ditador de estuprar jovens virgens para mantê-las reféns nos anos seguintes. Também praticava sexo com jovens de sua guarda pessoal como maneira de destacar o seu poder, recrutava mulheres do exterior, abusava de violência em seu harém, obrigava suas escravas a usarem drogas e se esforçava para seduzir mulheres de todo o mundo (como advogadas, embaixadoras, filhas de ministros, etc.).

“Muamar Gaddafi destruiu a minha vida”, resumiu a jovem. Somente com o seu relato, foi possível averiguar essas bizarras práticas que ocorriam no al-Azizia. “Descobri que centenas de jovens foram sequestradas por uma hora, uma noite, uma semana ou por anos, e obrigadas, pela força ou pela chantagem, a se sujeitar às fantasias e violências sexuais de Kadafi”, afirmou Cojean em 2011.

Gaddafi em 1977, com Yasser Arafat / Crédito: Wikimedia Commons

 

Kadhafi ainda usava a imagem dessas mulheres, apropriadas como “amazonas árabes”, na propaganda de seu governo, acobertando a realidade inescrupulosa. Alguns soldados do tirano descreveram os crimes sexuais contra menores de idade, comandados pelo ditador.

Violem, batam e filmem! Vamos enviar isto para os homens delas. Sabemos como humilhar esses imbecis”, eram as ordens dos oficiais, que davam até viagra para os soldados estarem dispostos aos abusos.


+ Saiba mais sobre esse caso pelas obras abaixo disponíveis na Amazon

O Livro Verde: A Terceira Teoria Universal, de Muammar al-Gaddafi (2012) - https://amzn.to/32tFKvP

History of Libya Under Muammar al-Gaddafi, de Frederic P. Miller, Agnes F. Vandome e John McBrewster - https://amzn.to/2J3SUYR

O harém de Kadafi: A história real de uma das jovens presas do ditador da Líbia, de Annick Cojean - https://amzn.to/2R3BFM7

Why Gadhafi was Assassinated - Oil, Water and Influence - https://amzn.to/2XP3iJT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du