Curiosidades » Estados Unidos

Soy de Panama: O papagaio que sumiu de casa por 4 anos e voltou falando espanhol

A história cômica aconteceu nos Estados Unidos e intriga muitas pessoas até hoje, que se perguntam até onde o pássaro teria ido

Caio Tortamano Publicado em 29/02/2020, às 12h00 - Atualizado às 16h00

Papagaio da mesma espécie do hispano-hablante
Papagaio da mesma espécie do hispano-hablante - Wikimedia Commons

A inteligência e capacidade dos papagaios de imitares a voz humana é impressionante e, muitas vezes, cômica. Não são poucos os exemplos de donos de papagaios que ensinam seus animais a falarem saudações como "bom dia", ou mesmo a arara de Winston Churchill que brada a frase "malditos nazistas”.

Porém, um caso peculiar ocorrido em Torrence, na Califórnia, chamou muita atenção da mídia quando sua história ficou conhecida. O papagaio Nigel, pertencente a um dono britânico, fugiu de casa em 2010.

Quatro anos depois, já sem muita esperança, seu dono, Darren Chick, se surpreendeu quando uma veterinária contactou ele afirmando que tinham encontrado o seu pássaro. A responsável pelo achado, Julissa Sperling, levou a ave para a veterinária Teresa Micco.

No primeiro momento, Micco acreditava se tratar de seu próprio papagaio, que também havia perdido. Porém, pouco tempo depois, ela percebeu que o alegre animal não era seu, e encontrou um chip que Chick havia instalado nele para que fosse identificado.

Quando se reencontraram, Nigel cumprimentou seu dono com um amistoso "¿Qué passa?" (como vai?, em espanhol) e "Soy de Panama" (sou do Panamá, também em espanhol).  Além disso, ele constantemente imitava o latido de um cachorro.

Apesar da novidade linguística, Darren soube logo de cara que se tratava de seu bichinho. Apesar do final feliz, a história nunca foi resolvida e nunca souberam onde Nigel teria aprendido a falar em espanhol.


++ Para saber mais sobre papagaios:

Aves do Brasil. Mata Atlântica do Sudeste, de vários autores (2015) - https://amzn.to/32AVhL3

Curso Truques Avancados para Papagaios, de Geildo Ribeiro (ebook) - https://amzn.to/2wdO6wp

Novo Guia dos Papagaios, de David Alderton (2001) - https://amzn.to/2wbWyfu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.