Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Inglaterra

Decapitadas, divorciadas e até mesmo aposentadas: a cruel saga das esposas de Henrique VIII

Considerado o pior monarca da história da Inglaterra, as mulheres de Henrique passaram por situações desesperadoras

André Nogueira Publicado em 15/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As esposas do monarca sanguinário - Wikimedia Commons
As esposas do monarca sanguinário - Wikimedia Commons

Entrando para a História como um cruel monarca que dividiu o país levando a confrontos e mortes durante séculos, Henrique VIII foi considerado o pior monarca da Inglaterra pela Associação dos Escritores Históricos do Reino Unido. 

Parte do título se deve a cruel saga em que submeteu suas seis esposas (apenas três reconhecidas pela lei), decapitando algumas delas como forma de divórcio. Entenda o que aconteceu com cada uma delas. 

1. Catarina de Aragão

Crédito: Wikimedia Commons

A primeira esposa de Henrique VIII fez parte de seu casamento mais duradouro. Casou-se com ela por paixão, depois que seu irmão – e primeiro marido de Catarina – morreu. A relação durou 23 anos e rendeu uma filha, Mary. Após esse tempo, sem que tivessem um filho homem, Henrique foi até o papa, alegando que o casório era inválido e que exigia uma anulação, nunca concedida. O monarca, então, fundou a Igreja Anglicana e deixou Catarina, provavelmente já com o objetivo de tornar Ana Bolena sua amante.

2. Ana Bolena

Crédito: Wikimedia Commons

Ana era irmã de uma amante do rei, Maria. Ao abandoná-la, Henrique começou um caso com Ana e se casou com ela, pois a moça, sabendo da índole do monarca, disse-lhe que apenas com cortejos e um casamento, os dois dormiriam juntos. Ana Bolena, então, se tornou figura importante da Igreja da Inglaterra, que sofria fortes represálias de Roma.

No entanto, acabaria sofrendo após encontrar o mesmo osbtáculo que as primeiras esposas: não conseguiur gerar um herdeiro para o monarca, como sucessor. Rapidamente Henrique VIII perdeu o interesse em Ana Bolena, divorciou-se dela e a decapitou.

3. Jane Seymour

Crédito: Wikimedia Commons

Dez dias depois da morte de Ana, Henrique já estava casado com uma de suas damas, Jane. Assim, muitos acreditam que eles tinham um caso durante o segundo casamento do rei. Diferente das esposas anteriores, Jane conseguiu gerar um filho homem para o trono real, porém, complicações no parto fizeram com que ela morresse doze dias após o nascimento da criança.

Jane foi a única esposa de Henrique VIII a ter um enterro próprio de uma rainha, na Capela de São Jorge, Windsor.

4. Ana de Cleves

Crédito: Wikimedia Commons

Era uma princesa alemã casada por seis meses com Henrique VIII de maneira não oficial. Isso porque ela era casada com outro nobre inglês, o que foi usado como argumento para a anulação do matrimônio. Dessa vez, a esposa concordou com o fim do casamento, recebendo uma grande recompensa financeira. Ana viveu toda sua vida no castelo de Hever, que pertencia aos Bolena, e manteve uma boa relação com Henrique até o fim da vida do monarca.

5. Catherine Howard

Crédito: Wikimedia Commons

Aos 49 anos Henrique casou-se novamente, mas com uma menina de 16 anos. Seu casamento foi curto, durando apenas um ano, pois Catherine foi acusada de adultério, o que acabou na sua condenação, três meses após assumir o cargo de rainha. Como consequência acabou sendo decapitada. 

6. Catarina Parr

Crédito: Wikimedia Commons

A última esposa de Henrique VIII teve papel importante de restauração da ordem da corte britânica. Henrique chegou a declará-la sucessora do trono quando o rei foi à guerra. Quando morreu, Catarina foi autorizada a morar em seu palácio com o título de Rainha Viúva.


++Saiba mais sobre as eposas do monarca através das abaixo

1. A irmã de Ana Bolena, de Philippa Gregory (2017) - https://amzn.to/33D091w

2. A herança de Ana Bolena, de Philippa Gregory (2008) - https://amzn.to/2MMwaNK

3. Jane Seymour, The Haunted Queen: A Novel, de Alison Weir (2019) - https://amzn.to/2oKoYdl

4. A Princesa de Clèves, de Madame de la Fayette (2010) - https://amzn.to/35F4Rh4

5. The Six Wives of Henry VIII: A Captivating Guide to Catherine of Aragon, Anne Boleyn, Jane Seymour, Anne of Cleves, Catherine Howard, and Katherine Parr, de Captivating History - https://amzn.to/2J3yQG1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.